Megadeth - Youthanasia (1994)


Texto por Felipe Leonel

“Youthanasia” é o sexto álbum de estúdio da banda estadunidense de heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Capitol Records em 1º de novembro de 1994, há 27 anos. 

O título do álbum é uma mistura de palavras “Youth” e “Euthanasia” (juventude e eutanásia), implicando em um declínio do estado de bem-estar dos jovens, se referindo especificamente a questões como drogas, crime, violência e falta de educação. O álbum foi produzido por Max Norman e o guitarrista/vocalista da banda Dave Mustaine. A arte da capa foi criada pelo artista Hugh Syme e mostra uma mulher idosa pendurando bebês pelos pés em um varal aparentemente interminável e é diretamente inspirado em trecho da faixa-título.

Countdown to Extinction” (1992) se tornou a maior realização comercial da banda, entrando na Billboard 200 na 2ª posição e arrecadando disco duplo de platina. Como resultado, e o contínuo crescimento de sua base de fãs, além das super lotações em arenas pelos EUA, “Youthanasia” acabou mudando para um som mais mainstream marcando uma evolução contínua no som do Megadeth, seguindo os passos de seu predecessor.

Para promover o álbum, um site oficial chamado "megadetharizona.com" foi lançado e era descrito por seu criador, Robin Sloan Bechtel, como "uma cidade virtual, no ciberespaço", onde os fãs poderiam se reunir em uma comunidade online que, entre outras coisas, oferecia notícias sobre o novo disco.

Três singles foram lançados, também como parte promocional do álbum. ‘Reckoning Day’, ‘Train of Consequences’ e ‘A Tout le Monde’, com as duas últimas entrando na parada de trilhas de rock mainstream. Uma cópia promocional especial do disco foi lançada com um ensaio do romancista de suspense Dean Koontz intitulado "Godzilla vs. Megadeth".

“Youthanasia” recebeu críticas positivas em seu lançamento e foi um sucesso comercial, chegando a 4ª posição na parada da Billboard 200 alcançando 143 mil cópias vendidas em sua primeira semana, a banda só alcançaria tal marco novamente com “Dystopia”, em 2016. O álbum também conseguiu entrar no top 10 no Reino Unido. Em 1995, o álbum foi certificado com disco de platina pela RIAA batendo a marca de 1 milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Eventualmente, o álbum também receberia certificação de platina pela Music Canada e um Silver Award da British Phonographic Industry (BPI) pelas 100 mil e 60 mil cópias vendidas, respectivamente.

A turnê promocional de “Youthanasia” teve início ainda em novembro de 1994, com apresentações pela América do Sul. A turnê continuou em 1995, com uma série de bandas se apresentando antes dos shows do Megadeth como Korn, Flotsam and Jetsam e Fear Factory. A turnê teve seguimento pela Europa, onde permaneceram por oito semanas. A turnê mundial encerrou em setembro de 1995, com uma apresentação no festival Monsters Of Rock com Ozzy Osbourne e Alice Cooper como headliners. 

Em 27 de julho de 2004, “Youthanasia” ganhou uma edição remixada e remasterizada com várias faixas bônus e notas de encarte detalhadas foi reeditada.

Comentários

Postagens mais visitadas