Megadeth - Th1rt3en (2011)


Texto por Felipe Leonel

“Th1rt3en” é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda americana de heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Roadrunner em 1º de novembro de 2011, há 10 anos. 

 “Th1rt3en” é o primeiro álbum de estúdio do Megadeth desde “The World Needs a Hero” (2001) a apresentar o baixista e membro fundador David Ellefson, que voltou à banda em 2010. 

 Além do novo material escrito para o álbum, a banda decidiu retrabalhar as músicas ‘Sudden Death’, ‘New World Order’, ‘Black Swan’ e ‘Millennium of the Blind’, antigas faixas das quais já haviam sido lançadas como demos ou faixas bônus em lançamentos passados. 

"New World Order" foi lançada como parte da trilha sonora do game “Duke Nukem” em 1999. As versões demo de ‘New World Order’ e ‘Millennium of the Blind’ foram incluídas como faixas bônus no remix/remasterização de 2004 de “Youthanasia”. A versão demo da canção ‘Black Swan’ foi originalmente concebida como uma faixa bônus de edição especial para “United Abominations” (2007).

Duas das canções do álbum apareceram em trilhas sonoras de videogames, como ‘Sudden Death’, que apareceu como uma canção jogável em “Guitar Hero: Warriors of Rock”, de 2010 e ‘Never Dead’, incluída em um trailer promocional de “NeverDead”, da Konami,  marcando a quarta vez que a banda contribuiu com uma música inédita para promover um videogame, sendo a canção ‘Gears of War’, de 2006, a primeira, feita para promover o jogo “Gears of War”.

 A capa do álbum foi desenhada pelo ilustrador John Lorenzi, que já havi produzido as capas dos dois álbuns anteriores da banda, “Endgame” (2009) e “United Abominations”. O título, revelado originalmente com a grafia “13”, acabou sendo alterado pouco antes do lançamento, mudando para “Th1rt3en" em vez do numeral. 

“Th1rt3en” estreou na 11ª posição na parada da Billboard 200, chegando ao Top 20 em diversos países da Europa, marcando a venda de 42 mil cópias em sua primeira semana e 120 mil cópias somente nos EUA em dezembro de 2012. O álbum alcançou a marca de 10.780 cópias vendidas em segunda semana, mas caiu para a 53ª de posição na BIllboard 200. Na Austrália, Nova Zelândia, o álbum alcançou a 13ª posição e no Japão, a 11ª posição na parada.

O primeiro single foi ‘Public Enemy No. 1’, com letra inspirada no mafioso Al Capone, seguido por ‘Whose Life (Is It Anyways?)’ e ‘Sudden Death’. Todas as três canções receberam indicações ao Grammy nas categorias "Melhor Performance de Metal" e "Melhor Performance de Hard Rock/Metal".

“Th1rt3en” foi bem recebido em seu lançamento. James Christopher Monger, do site Allmusic, declarou que o disco era "Mais obscuro, mais pesado e mais imediato do que Endgame de 2009". De acordo com Kevin Stewart-Panko, da revista Rock Sound, o estilo musical do álbum "gravita entre um thrash elegante e o rock hokey hokey". Carla Gillis, da revista Now, descreveu o álbum como "thrash, raivoso e cheio de melodia, como as melhores músicas da era Peace Sells". Mike Stagno, do site Sputnikmusic, escreveu que “Exceto pelo conteúdo das letras, Th1rt3en não tem grandes falhas”.

Comentários

Postagens mais visitadas