Robert A. Heinlein's "All You Zombies -"

Jogado as Traças
(O texto a seguir contêm detalhes de toda a trama de "All You Zombies -", caso não tenha lido, ou mesmo assistido a versão cinematográfica do conto, esteja preparado para spoilers de todo o material caso queira continuar a leitura)

Por Felipe Leonel

Considerado um dos contos sci-fi mais importantes da literatura norte americana, "All You Zombies -", publicado na revista Fantasy and Science Fiction Magazine em 1959, foi escrito por Robert A. Heinlein - nunca lançado no Brasil - surgindo dezoito anos depois de outra de suas seminais criações, "Pelos Cordões de Suas Botas" (By His Bootstraps), de 1941, sob o pseudônimo de Anson MacDonald, publicada na revista Astounding Science Fiction, essa sim lançada em terras nacionais em 1977 pela Francisco Alves Editora.

A trama gira em torno de dois personagens, um barman e um jovem, seu cliente, e se passa durante a década de 70. Se sentido triste, o jovem decide contar sua história de vida ao barmen. Largada na porta de um orfanato, quando ainda era uma garota (sim, uma garota), o (a) jovem cresce jurando nunca ter filhos fora do casamento e jamais abandoná-los como ela mesma aparentemente havia sido. Apesar de suas boas intenções, ao crescer sucumbe à sedução de um homem que a deixa depois de algum tempo, a deixando sozinha e grávida de uma menina. Após o nascimento, a bebê é sequestrada e desaparece para sempre e para agravar mais ainda seus problemas, os médicos descobrem que ela tem ambos os orgãos reprodutores, masculino e feminino, tendo suas partes femininas arruinadas pela gravidez sendo necessária a remoção a transformando em um homem, criando ai um ódio muito maior por aquele que havia arruinado sua vida. Sem saber o que fazer ou mesmo para onde ir, e agora um homem, adota o pseudônimo de "mãe solteira" se torna escritor de histórias de confissão para revistas femininas e se encontrando anos depois em um bar contando sua história a um desconhecido.

Complicado? Bom, agora que a história surta mais ainda.

Após contar toda sua história, o jovem descobre que o barman é mais do que parece, ele é um agente de uma organização, um viajante do tempo em serviço que está lá para recrutar o jovem para a mesma função, se tornar um agente do tempo. Antes de tudo, o barman/agente lhe oferece uma proposta, encontrar o homem que tinha sido a causa de sua "ruína" e lhe da a chance de mata-lo se esse fosse realmente  seu desejo. O jovem decide aceitar a proposta e é levado ao passado alguns anos antes sendo deixado lá para encontrar sua presa. Aqui é revelado o verdadeiro nome do jovem, antes chamado de Jane, agora auto rebatizado como John.

Em seguida, o agente viaja mais alguns meses a frente de onde deixou John apenas para sequestrar a bebê recém nascida -filha de Jane- a levando dezenove anos no passado daquele mesmo ponto e a deixando na porta de um orfanato. O bebê, naturalmente cresce se tornando Jane/John. O barman então retorna mais uma vez para onde deixou John para buscá-lo o encontrando em estado de choque, agora já sabendo que não só "ele" era o homem que o seduzirá quando ainda era uma mulher, mas que o barman também é uma versão do futuro de si mesmo. O barman então leva John para o futuro onde é deixado para se tornar efetivamente um agente temporal da organização. O barman retorna à sua própria base e reflete sobre todos os eventos em sua vida.

Ainda muito complicado? Sim, é mesmo. Eu te entendo.

Baseado na premissa de viagem no tempo e paradoxos temporais de "Pelos Cordões de suas Botas", "All You Zombies -", tem como ponto chave eventos que ocorrem em loops temporais sem que haja nenhuma mudança nos mesmos eventos cada vez que o loop ocorre, o chamado cronograma imutável, ou "eventos fixos". Um questionamento filosófico acaba surgindo durante a trama, uma pergunta sem resposta no ponto de vista narrativo, "O que acontece com o livre arbítrio?" Heinlein não tenta responder essa pergunta e também não tenta dar qualquer base científica para sua viagem no tempo. Esses "eventos fixos" não são uma regra propriamente dita na maioria dos trabalhos de Heinlein, o autor chega a utilizar também múltiplos cronogramas, mudanças de eventos através de viagens no tempo e até mesmo a mudança de eventos através da interação direta do autor com a história.

Heinlein brinca com a ideia de solipsismo - negação de tudo aquilo que esteja fora da experiência do indivíduo, uma espécie de ceticismo extremado - e termina a história com os pensamentos do barman em uma das passagens mais angustiantes já escritas;

"Eu sei de onde eu vim, mas de onde vêm todos vocês zumbis?
Eu senti uma dor de cabeça vindo, mas uma dor de cabeça em pó é uma coisa que eu não tomo.
Fiz isso uma vez... e vocês todos foram embora. Então eu rastejei até a cama e apaguei a luz.
Você não está realmente lá, não há ninguém além de mim - Jane - Aqui sozinho no escuro.
Sinto sua falta terrivelmente."

Em 2014, "All You Zombies -" ganhou uma adaptação cinematográfica chamada "O Predestinado" (Predestination), dirigida pelos irmãos Michael e Peter Spierig com produção australiana e estrelada por Ethan Hawke e Sarah Snook, como Jane/John. A adaptação é extremamente fiel ao material original, utilizando com mais profundidade dois pontos que são apenas citados no conto. Recomendação máxima, vale muito a pena conferir.

Quer ler o conto? Acesse o link e baixe nos formatos PDF e EPUB em inglês e português.

O Predestinado (2014) trailer Internacional 

Comentários

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço. Fico feliz que tenha gostado do texto.

      Excluir
  2. Onde acho esse conto/livro para Comprar? Existe publicação BR? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o conto nunca foi publicado no Brasil. Já "Pelos Cordões de Suas Botas" saiu por aqui, acredito eu que entre 1975 e 1990, pela já extinta editora Círculo do Livro, em uma edição chamada "A Ameaça da Terra" que compila oito contos do autor.

      Agora, se não houver problemas, em inglês é possível encontrar em uma edição física chamada - "All You Zombies—": Five Classic Stories by Robert A. Heinlein - disponível por um valor relativamente baixo pela internet mesmo. Caso não se importe em não ter uma versão física, é possível encontrar a versão digital pela Amazon nacional mesmo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas