Megadeth - Countdown to Extinction (1992)


Texto por Felipe Leonel

“Countdown to Extinction” é o quinto álbum de estúdio lançado pela banda americana de thrash/heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Capitol Records em 14 de julho de 1992, há 29 anos.

“Countdown to Extinction” foi o segundo álbum com a formação Dave Mustaine (guitarra/vocal), David Ellefson (baixo), Nick Menza (bateria) e Marty Friedman (guitarra) e foi produzido pelo próprio Mustaine junto a Norman Max. O disco contou com a criatividade e colaboração integral de todos os membros da banda em suas composições.

Como seu antecessor, muitas das músicas do álbum têm tendências políticas e militares. No entanto, a faixa de abertura ‘Skin o' My Teeth’ foi especulada sobre suicídio, um tema que difere do resto do álbum. ‘Symphony of Destruction’ detalha uma história sobre um cidadão comum como chefe de um regime fantoche, já que o país é dirigido por um governo fantasma.

A faixa ‘Architecture of Aggression’ explora a natureza do conflito global, ‘Foreclosure of a Dream’ lida com preocupações econômicas e desigualdade social. ‘Sweating Bullets’ lida com a paranoia, mostrando a batalha de Mustaine com seu eu interior.

A faixa-título, ‘Countdown to Extinction’, é inspirada em preocupações ambientais sobre o futuro do planeta. ‘High Speed Dirt’ fala basicamente sobre paraquedismo. ‘Captive Honor’ é sobre a prisão e as consequências de um crime, enquanto ‘Psychotron’ fala sobre o personagem da Marvel Comics, Deathlok. A faixa de encerramento do álbum, ‘Ashes in Your Mouth’, se concentra nas consequências negativas da guerra.

“Countdown to Extinction” foi indicado para o prêmio de "Melhor Performance de Metal" no Grammy Awards de 1993. A faixa título do álbum ganhou a Humane Society's Genesis Award, tornando o Megadeth a única banda de Metal a ser dada esta honra e alcançou o 2º lugar na Billboard 200 e foi certificado 2 vezes platina nos Estados Unidos.

Em 2004, foi lançada uma versão remasterizada, contendo quatro faixas novas, incluindo a música ‘Crown of Worms’, co-escrita por Mustaine e Sean Harris, vocalista do Diamond Head. O álbum contém singles como ‘Symphony of Destruction’ e ‘Sweating Bullets’. Em 2017, foi eleito o 33º melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas