Black Sabbath - The Eternal Idol (1987)


Texto por Felipe Leonel

“The Eternal Idol” é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda de heavy metal inglesa Black Sabbath, lançado pelo selo Vertigo em 1º de novembro de 1987, há 34 anos. 

“The Eternal Idol” é o primeiro álbum de estúdio do Black Sabbath com o vocalista Tony Martin que substituiu Glen Hughes na função. A maioria das faixas foi escrita pelo guitarrista Tony Iommi e o baixista Bob Daisley, embora algumas letras tenham sido modificadas pelo tecladista Geoff Nicholls. Martin entrou de última hora no grupo e não chegou a participar dos trabalhos de composição.

Mesmo sendo creditado como baixista durante a produção, Bob Daisley não chegou a gravar o baixo nas músicas, todas as linhas do instrumento foram gravadas por Dave Spitz. Eric Singer (Alice Cooper, Kiss dentre diversas outras bandas) também é creditado como baterista.

O baterista Bev Bevan, que participou da turnê de “Born Again” (1983), e o baixista original do Black Sabbath, Geezer Butler, foram contratados para a turnê de apoio ao álbum em 1987. A turnê reuniu três quartos da formação da turnê “Born Again” com Martin cantando ao invés de Ian Gillan. No meio da turnê, Butler desistiu de continuar e foi substituído por Nicholls em alguns dos shows antes de Jo Burt ser contratado. Bevan posteriormente foi substituído por Terry Chimes, ex-baterista da banda punk The Clash. 

A capa de “The Eternal Idol” apresenta uma modelo feminina e masculina pintados em cor bronze reencenando a escultura "O Ídolo Eterno" de Auguste Rodin de 1889. Devido à toxicidade da tinta, os modelos foram internados logo após as sessões fotográficas. Inicialmente, a ideia de uma fotografia da escultura original foi concebida como arte da capa, mas não obtiveram permissão. Eventualmente, uma foto da escultura acabou sendo feita e utilizada em 2014 na capa do relançamento não oficial japonês “The Eternal Idol Working Tracks”.

“The Eternal Idol” passou seis semanas na parada da Billboard 200 alcançando a 168ª posição e foi o último álbum completo do Black Sabbath lançado pela Warner Bros. Records nos EUA. Foi também o álbum por meio de seu selo original Vertigo Records até o lançamento do disco “13”, em 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas