Megadeth - The World Needs a Hero (2001)


Texto por Felipe Leonel

“The World Needs a Hero” é o nono álbum de estúdio da banda de thrash metal Megadeth, lançado pelo selo Sanctuary Records em 15 de maio de 2001, há 20 anos.

O álbum já havia sido lançado 3 dias antes no Japão, no dia 12 de maio, e um dia antes na Europa, no dia 14 de maio. Ainda sim, 15 de maio é a data marcada como oficial pelo seu lançamento dentro de casa, nos EUA.

Após a mudança no rumo tomado pela banda com seu predecessor, “Risk” (1999), “The World Needs a Hero” representou uma mudança a uma direção musical mais pesada, retornando, de certa maneira, as raízes musicais do grupo. Posteriormente, o álbum alcançou a 16° posição na Billboard 200 pouco após o lançamento.

Depois da saída de seu antigo selo, a Capitol Records, o disco foi o primeiro de dois álbuns de estúdio do Megadeth a serem lançados pela Sanctuary Records. Este foi o último dos dois álbuns de estúdio a apresentar o baterista Jimmy DeGrasso, bem como o único a ter Al Pitrelli na guitarra. “The World Needs a Hero” foi o último álbum com o baixista Dave Ellefson, até seu retorno a banda em 2010. Além disso, o disco marca o retorno do mascote Vic Rattlehead, que não aparecia em uma capa da banda desde de “Rust in Peace”, em 1990.

Embora o álbum tenha tido como ''um retorno às raízes”, “The World Needs a Hero” recebeu críticas mistas, pendendo para o lado negativo. A revista The Rolling Stone Album Guide descreveu o disco como "lento e retrógrado" e o viu como "um passo para trás da banda".

‘Moto Psycho’ foi a música de trabalho escolhida e chegou a ganhar um vídeo clipe transmitido a exaustão pela MTV e VH1. A música ‘Dread and the Fugitive Mind’ já havia sido lançada um ano antes na compilação “Capitol Punishment”, por insistência da antiga gravadora, Capitol Records. Nos ao vivos “Rude Awakening” (2002) e ”That One Night: Live in Buenos Aires” (2007), são tocadas consecutivamente as músicas ‘Hangar 18’ e ‘Return to Hangar’.

Comentários

Postagens mais visitadas