Megadeth - United Abominations (2007)


Texto por Felipe Leonel

“United Abominations” é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda americana de heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Roadrunner Records em 15 de maio de 2007, há 14 anos.

“United Abominations” é o primeiro álbum do Megadeth distribuído pela Roadrunner Records e, com exceção do vocalista/guitarrista Dave Mustaine, gravado com uma formação totalmente nova, com Glen Drover (guitarra), James LoMenzo (baixo) e Shawn Drover (bateria). Durante a turnê para promover o álbum, o Glen Drover deixou a banda por motivos pessoais e foi substituído por Chris Broderick, sendo esse o único registro de estúdio do Megadeth com a contribuição de Drover.

“United Abominations” foi produzido por Mustaine, com produção adicional de Jeff Balding e Andy Sneap, e gravado no SARM Hook End Studios, em Londres, Steakhouse, Studio City, Big Fish Encinitas e Backstage Productions, na Califórnia. 

Todas as artes do álbum foram selecionadas em um concurso realizado pelo site DeviantArt. Os competidores foram convidados a criar uma nova versão do mascote Vic Rattlehead. Mustaine escolheu um dos 11 finalistas para serem incluídos no livreto do CD. A capa foi revelada em agosto de 2006, e mostra a sede das Nações Unidas em chamas e sendo destruída por barris de petróleo lançados como mísseis. Rattlehead e o Angel of Deth (Anjo da Morte), utilizando a mesma grafia do nome da banda, são retratados em primeiro plano. Embora a capa não tenha sido a vencedora do concurso, Mustaine a escolheu como sua imagem favorita. Nenhuma foto da banda foi tirada para o encarte, deixando todo o design como arte feita por um fã.

A canção ‘À Tout le Monde (Set Me Free)’, é um remake de ‘A Tout le Monde’, faixa do álbum “Youthanasia”, de 1994. A canção é uma versão mais rápida da canção original e apresenta a vocalista Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, cantando backing vocals. Já a faixa ‘Gears of War’ faz parte da trilha sonora do videogame de mesmo nome. 

Em março de 2007, no Canadá, o Megadeth dava inicio a sua turnê de divulgação ao lado das bandas Heaven & Hell e Down, seguindo para os EUA, ainda ao lado do Heaven and Hell e com o Machine Head. Durante a turnê, que durou até maio, a banda estreou ao vivo as músicas ‘Gears Of War’, ‘Washington Is Next!’ e ‘Sleepwalker’. Após a turnê com o Heaven & Hell, o grupo deu inicio a “World Tour of Duty”, que durou até março de 2008. A turnê também passou pela Austrália com o festival Gigantour ao lado de Static-X, DevilDriver, Lacuna Coil e Bring Me the Horizon como bandas de apoio.  Em um dos shows na Austrália e na Itália (Milão), Cristina Scabbia se apresentou no palco com o Megadeth para ‘À Tout le Monde (Set Me Free)’.

“United Abominations” recebeu críticas positivas em seu lançamento. Segundo o crítico Don Kaye, do site Blabbermouth.net, "é um álbum descaradamente guiado pela guitarra, recheado de riffs e pistas vindas de todas as direções. A sensação de instrumentação explosiva sob controle preciso que era uma marca registrada dos primeiros trabalhos do Megadeth está de volta, o que significa que a banda, de muitas maneiras, também está de volta". Já o crítico Chad Bowar, do site About.com, afirmou que o álbum" é o melhor álbum do Megadeth em pelo menos uma década".

Greg Prato, da revista AllMusic, elogiou o álbum, declarando "O espirito thrash e venenoso permaneceu intacto. O Megadeth nunca teve medo de mostrar suas habilidades e esse disco parece feito sob medida para lidar com 'partes complicadas'. Mustaine e companhia certamente parecem renascer". Para Ed Thompson, crítico do site do site IGN, “As letras de ‘United Abominations’ tratam da política e do estado em que o mundo se encontra”, afirmando que “O álbum é o mais politicamente carregado da banda”. 

Em 2007, “United Abominations” arrecadou o 1º lugar na lista de “Melhor Álbum de Metal do Ano” pela Guitar World. No mesno ano, as revistas Burrn! E Reader's Poll, elegeram a capa do disco como “Melhor Capa de Álbum” e a canção ‘Washington Is Next’ como “Melhor Música”. “United Abominations” estreou no 8º lugar na Billboard 200, a posição mais alta nas paradas da banda desde “Youthanasia”,  sucedido apenas por “Super Collider”, de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas