Megadeth - Rude Awakening (2002)


Texto por Felipe Leonel

“Rude Awakening” é o primeiro álbum ao vivo da banda estadunidense de heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Sanctuary Records 19 de março de 2002, há 19 anos.

“Rude Awakening” é o último trabalho da banda lançado antes da sua separação ainda no mesmo ano 2002 encerrando a colaboração com o guitarrista Al Pitrelli e o baterista Jimmy DeGrasso. Já o baixista David Ellefson deixou o grupo porque não estava satisfeito com sua parte nos ganhos da banda retornando apenas em 2010.

“Rude Awakening” seria originalmente gravado em uma apresentação na Argentina, mas devido aos ataques as Torres Gêmeas em Nova York em 11 de setembro de 2001, a banda decidiu gravar nos Estados Unidos.

“Rude Awakening” é o único álbum do Megadeth a não incluir a tradicional logo da banda ou título na capa. Em vez disso, tanto logo quanto título, foram localizados na barra lateral do CD/DVD. Já a capa foi criada pelos artistas gráficos Storm Thorgerson, conhecido por seus trabalhos com a banda britânica Pink Floyd, e Peter Curzon.

As faixas apresentadas nos álbum foram tiradas de duas apresentações realizadas em duas noites consecutivas em novembro de 2001. A primeira, no Teatro Rialto em Tucson, Arizona, e a segunda, em uma performance quase idêntica para garantir áudio e vídeo limpos e para uma variedade de opções de edição, no Celebrity Theatre em Phoenix, Arizona.

As faixas incluídas no DVD são todas do segundo show no Celebrity Theatre, ocorrido em 17 de novembro. Para os bônus do DVD, foram usadas algumas gravações do show em Tucson.

Durante a apresentação, o guitarrista e vocalista Dave Mustaine dedicou as canções ‘A Tout le Monde’ às vítimas dos ataques de 11 de setembro. Duas das faixas tocadas no show, ‘The Conjuring’ e ‘Time: The Beginning/Use the Man’, só apareceram pouco depois na coletânea “Still Alive ... and Well?”, que também apresenta ‘In My Darkest Hour’, ‘Sweating Bullets’, ‘Symphony of Destruction’ e ‘Holy Wars’. A faixa introdutória ‘Silent Scorn’, do álbum “The World Needs a Hero” (2001), é tocada ao final do show, após a apresentação da canção ‘Holy Wars’.

“Rude Awakening” ganhou o prêmio Metal Edge Readers 'Choice Award, promovido pela revista especializada Metal Edge, na categoria “Melhor Compilação/Álbum Ao Vivo do Ano”. Segundo a própria revista "A despedida do Megadeth recebe o reconhecimento que merece." Já o DVD arrecadou disco de Ouro nos EUA e Canadá.

Comentários

Postagens mais visitadas