Megadeth - Risk (1999)


Texto por Felipe Leonel

“Risk” é o oitavo álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash/heavy metal Megadeth, lançado pela Capitol Records em 31 de agosto de 1999, há 22 anos.

“Risk” é o último álbum da banda lançado pelo selo Capitol Records e o primeiro, desde 1990, a apresentar uma mudança na formação do grupo. O álbum marca a estreia do baterista Jimmy DeGrasso bem como a última participação do guitarrista de longa data Marty Friedman. 

A mudança na sonoridade da banda tinha com o objetivo de ganhar as rádios de rock alternativo dos EUA, mas recebeu uma resposta mista por causa do grande desvio do som tradicional da banda. A reação acabou resultando no retorno a sonoridade mais pesada no disco posterior “The World Needs A Hero”, de 2001.

Três singles de apoio ao álbum foram lançados, ‘Insomnia’, ‘Crush 'Em’ e ‘Breadline’. Todas as três músicas ganharam videoclipes. Além disso, ‘Crush 'Em’ fez parte da trilha sonora do filme “Soldado Universal: O Retorno”, de 1999, protagonizado por Jean-Claude Van Damme. A canção foi criada originalmente para que fosse adotada em arenas esportivas de todo o país como um novo hino esportivo. Após seu lançamento como single, a música foi transmitida durante os jogos da NHL e eventos de luta livre profissional. 

O título do álbum deriva de um comentário feito por Lars Ulrich, ex-colega de banda (Metallica) de Dave Mustaine, sugerindo a Mustaine correr mais "riscos" com sua música. De acordo com Mustaine, também foi encorajado a experimentar, pelo desejo de Marty Friedman, e se entregar a suas sensibilidades pop. Por outro lado, o novato Jimmy DeGrasso queria fazer um "disco pesado", ao contrário do resto da banda que queria tentar algo diferente.

Assim como o resto dos discos de estúdio do Megadeth, lançados pela Capitol Records, o álbum foi remixado e remasterizado em 2004 com várias faixas bônus adicionadas. Esta reedição também contou com uma capa diferente, visivelmente diferente da original, apresentando uma cena do videoclipe de ‘Insomnia’, ainda sim, o rosto de Vic Rattlehead, mascote da banda, pode ser visto na ratoeira apresentada na capa, enquanto não aparecia na versão original. 

Além disso, algumas faixas têm durações ligeiramente diferentes, algumas mais curtas, outras mais longas, com a mais notável sendo ‘I'll Be There’, que apresenta 53 segundos adicionais.

Várias edições europeias do álbum continham a frase "No Risk Disk" como um item bônus, apresentando uma música de cada um dos seis álbuns anteriores do Megadeth (com exceção do primeiro álbum da banda, “Killing Is My Business... And Business Is Good”, de 1985, lançado pelo selo Indigo Ranch Studios). A versão japonesa inclui uma faixa bônus, uma versão instrumental de ‘Duke Nukem 3D’, feita para a trilha sonora do jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas