Metallica - Death Magnetic (2008)


Texto por Felipe Leonel 

“Death Magnetic” é o nono álbum de estúdio da banda estadunidense de heavy metal Metallica, lançado pelo selo Warner Bros. Records em 12 de setembro de 2008, há 12 anos. 

O álbum foi produzido por Rick Rubin, marcando o primeiro álbum da banda desde “...And Justice for All” (1988) a não ser produzido pelo colaborador de longa data Bob Rock. É também o primeiro álbum do Metallica a contar com o baixista Robert Trujillo e o segundo a compartilhar os créditos de escrita com todos os membros da banda. Três estúdios na California foram usados para produzir o disco, Sound City Studios em Van Nuys, Shangri La Studios em Malibu e HQ em San Rafael.

Musicalmente, Death Magnetic é uma fuga radical do álbum “St. Anger” (2003) e é considerado um retorno às raízes do thrash metal da banda, com composições mais complexas, afinação de guitarra padrão na maioria das músicas e longos solos de guitarra de Kirk Hammett e James Hetfield. O álbum também inclui o primeiro instrumental da banda, ‘Suicide & Redemption’ desde ‘To Live Is to Die’ do disco “...And Justice for All”.

“Death Magnetic” fez do Metallica a primeira banda a alcançar cinco álbuns de estúdio consecutivos na 1ª posição na Billboard 200 dos EUA. O álbum recebeu críticas positivas, mas sua produção foi criticada como super comprimida. O álbum e suas músicas foram indicados a seis prêmios Grammy, cinco em 2009 e um em 2010, e ganhou três, incluindo Melhor Performance de Metal por ‘My Apocalypse’. 

Além da Biillboard, “Death Magnetic” também alcançou a 1ª posição em outras sete paradas, Billboard Comprehensive Albums, Top Albuns of Rock, Top Hard Rock Album, Top Modern Rock/Alternative Albuns, Top Digital Albums, The Best of Internet Albuns e Best of European Albuns. 

“Death Magnetic” bateu a marca de 490 mil cópias vendidas em apenas três dias. Além disso, quase 60 mil cópias foram vendidas digitalmente. O álbum marcou as vendas mais altas da primeira semana para o grupo desde “Load”, de 1996. 

Em apoio ao disco, a banda embarcou na “World Magnetic Tour” entre 2008 e 2010. O álbum também foi disponibilizado para download para a série de videogames Guitar Hero sem a compressão excessiva feita em sua produção.

“Death Magnetic” foi certificado duas vezes platina, dois milhões de unidades vendidas, pela RIAA em 28 de junho de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas