Mastodon - Blood Mountain (2006)


Texto por Felipe Leonel 

“Blood Mountain” é o terceiro álbum de estúdio da banda estadunidense de heavy metal  Mastodon, lançado pelo selo Reprise Records em 12 de setembro de 2006, há 15 anos.

Assim como seu trabalho anterior, “Leviathan” (2004), “Blood Mountain” faz parte da tetralogia conceitual da banda representando o elemento terra. O álbum apresenta em sua narrativa um homem em busca de uma Caveira de Cristal e precisa subir uma montanha de sangue para conquistar os poderes dessa caveira enquanto recebe conselhos de um Cysquatch, um Sasquatch caolho que pode ver o futuro, o alertando sobre os perigos a seguir durante em sua jornada.

A letra da canção ‘The Wolf is Loose’ refere-se abertamente a títulos de capítulos do livro “The Hero With a Thousand Faces”, escrito por Joseph Campbell, enfatizando o personagem principal como um exemplo de herói monolítico.

O título da canção ‘Colony of Birchmen’ é uma homenagem do baterista Brann Dailor à outra canção chamada ‘The Colony of Slippermen’ do grupo de rock progressivo Genesis, banda da qual Dailor é grande fã. Quatro músicas do álbum ganharam vídeoclipes, ‘The Wolf Is Loose’, ‘Colony of Birchmen’, ‘Sleeping Giant’ e ‘Capillarian Crest’. 

“Blood Mountain” inclui as participações especiais de Scott Kelly, vocalista do Neurosis, na canção ‘Crystal Skull’, Josh Homme, do Queens of the Stone Age, em ‘Colony of Birchmen’, o tecladista Isaiah "Ikey" Owens e o vocalista Cedric Bixler- Zavala em ‘Pendulous Skin’ e ‘Siberian Divide’, respectivamente.

“Blood Mountain” foi lançado com grande elogio da crítica e eleito o melhor álbum de 2006 nas pesquisas de fim de ano da revista britânica Metal Hammer. Foi votado também como o melhor álbum de 2006 pela revista Total Guitar e classificado como o 17º “Melhor Álbum de Metal de Todos os Tempos’ por uma contagem realizada pelo site IGN.

“Blood Mountain” entrou na parada de álbuns mais vendidos da Billboard 200 na 32ª posição, com 24 mil cópias vendidas, marcando a terceira maior estreia na carreira da banda antes de “Crack the Skye” (2009) e “The Hunter” (2001). 

O álbum também é um dos maiores em vendas da banda. Ainda em dezembro de 2006, já havia vendido mais de 65 mil cópias, em março de 2009 chegou à 150 mil cópias vendidas, de acordo com a Nielsen Soundscan, e em setembro de 2010 bateu a marca de 176 mil cópias vendidas apenas nos EUA.

A última música do álbum, ‘Pendulous Skin’, contém uma "carta de fã" secreta escrita por Josh Homme, que colaborou com os vocais. A música em si termina aos 5 minutos e 3 segundo, seguida por mais de 16 minutos de silêncio, só então é possível escutar a mensagem. Na letra Homme diz: 

"Caro Mastodon, meu nome é Joshua. Sou da região Sul da Califórnia e um grande fã. Realmente aprecio essa nova cena. É por isso que espero que vocês não se importem de eu ter pegado suas músicas demo novas e cantando em algumas partes delas e enviá-las a vocês como uma homenagem. 

Espero que não fiquem bravos por eu também tê-las colocado na Internet. Mas, que diabos, parece que vocês são tão legais que podem aguentar algo assim. 

Atenciosamente, seu fã, Joshua M. Homme. 

PS: Mantenham-se pé no chão... SEMPRE (efeitos de estúdio são usados)... *risos*... SEMPRE”

Comentários

Postagens mais visitadas