Anthrax - Worship Music (2011)


Texto por Felipe Leonel 

“Worship Music” é o décimo álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash metal Anthrax, lançado em 12 de setembro de 2011, há 9 anos. 

Nos EUA, “Worship Music”, foi lançado apenas um dia depois de sua estreia mundial, no dia 13 de setembro.  Foi o primeiro álbum da banda com material original desde “We Come for You All”, de 2003, o primeiro álbum completo desde o retorno do vocalista Joey Belladonna e o último com o guitarrista Rob Caggiano antes de sua saída em 2013. 

A produção do disco foi um processo demorado, iniciado em novembro de 2008. O álbum foi adiado devido a problemas com a saída do vocalista, de curtíssima duração, Dan Nelson e por um, mais curto ainda, retorno de John Bush, reunindo-se posteriormente com Belladonna para as gravações efetivas do disco em 2011. 

As canções ‘Earth on Hell’ e ‘Revolution Screams’ referem-se a democracias em todo o mundo. ‘The Devil You Know’, fala abertamente sobre veteranos da Segunda Guerra Mundial. ‘Fight 'Em' Til You Can't’ é sobre um apocalipse zumbi. ‘In the End’ é um tributo aos falecidos Ronnie James Dio, uma inspiração para a banda, e Dimebag Darrell, amigo pessoal e colaborador em  três álbuns do Anthrax. 

A música ‘Judas Priest’ foi nomeada em homenagem a banda de heavy metal Judas Priest, referênciando em sua letra várias canções conhecidas dos vetranos do metal. ‘The Constant’ é sobre o episódio da série de TV “Lost”, onde um personagem viaja no tempo até encontrar sua "constante”. ‘I'm Alive’ é a única música escrita, e creditada, pelo ex vocalista Dan Nelson, embora fosse intitulada ‘Vampires’ na época em que Nelson fazia parte da banda. 

O disco estreou em 12º lugar nos EUA, atrás apenas de seu sucessor “For All Kings” (2016) na 9ª posição e o mais alto desde “Sound of White Noise” (1993) na 7ª posição. O álbum alcançou a 13ª posição na Alemanha e conseguiu entrar no Top 10 na Finlândia, alcançando a 6 ª posição na parada. 

“Worship Music” foi recebido positivamente pela crítica e pelos fãs qualificando o disco como um retorno a velha forma e sonoridade do grupo batendo a marca de 28 mil cópias vendidas em sua primeira semana de lançamento. Em setembro de 2012, “Worship Music” já havia vendido cerca de 100 mil cópias somente nos EUA.

Comentários

Postagens mais visitadas