Mastodon - Leviathan (2004)
“Leviathan” é o segundo álbum de estúdio da banda estadunidense de heavy metal Mastodon, lançado pelo selo Relapse Records em 31 de agosto de 2004, há 17 anos.
“Leviathan” é o primeiro álbum conceitual do Mastodon, vagamente baseado no romance “Moby-Dick” de 1851, do escritor Herman Melville. As canções ‘Iron Tusk’, ‘Blood and Thunder’, ‘I Am Ahab’ e ‘Seabeast’ ganharam seus respectivos singles. A canção ‘Seabeast’ também chegou a ganhar um videoclipe, mas apenas em 2006.
O álbum trouxe grande aclamação da crítica para a banda e junto uma turnê que seguiu expandindo sua base de fãs. Até 2006, o álbum já havia vendido cerca de 106 mil cópias. De acordo com a tetralogia elementar dos primeiros quatro álbuns da banda, “Leviathan” é a representação do elemento água.
A arte da capa e do encarte foram criadas pelo artista Paul Romano. A torre branca vista dentro do encarte é uma interpretação renovada da obra do século XVI ‘Farol de Alexandria’, do pintor holandês Martin Van Heemskerck. Já a onda vista na imagem completa do encarte é um reflexo da obra ‘A Grande Onda’ do artista japonês Katsushika Hokusai.
Uma versão em CD, chamada "Tour Edition", lançada em 2005, apresentava os vídeoclipes das músicas ‘Iron Tusk’ e ‘Blood and Thunder’. Essa edição vinha em uma caixa cuja arte da capa estava completa, mesma capa da edição em vinil, ao invés do detalhe da baleia mostrado na edição padrão. “Leviathan” também foi lançado com um DVD de áudio em uma edição limitada em uma caixa preta e dourada.
As revistas Revolver, Kerrang! e Terrorizer consideraram “Leviathan” como “Álbum do Ano” em 2004 que também foi homenageado com o Metal Storm Award na categoria “Best of Alternative Metal Album”.
Em 2009, o disco ficou em 1º lugar em uma lista criada pela revista MetalSucks onde foram compilados os "21 Best Metal Albums of the 21st Century So Far" com base nas opiniões de vários músicos, empresários, publicitários, representantes de gravadoras e escritores.
Em 2017, “Leviathan” alcançou a 46º posição na lista “The 100 Greatest Metal Albums of All Time” da revista Rolling Stone.
Comentários
Postar um comentário