Valley of the Sun – História e Discografia
Por Felipe Leonel
Falando mais uma vez sobre um dos estilos que mais me encanta e emociona no rock/metal, o stoner chama muito atenção de seu público por suas várias facetas a pelos menos 30 anos e tem ficado cada vez mais conhecido no cenário já desde o final da década de 1990. Dentre as bandas já comentadas por aqui, entre elas Mississippi Bones e Cowboys & Aliens, outra das mais atraentes é, sem sombra de dúvidas, o Valley of the Sun.
Formada em Cincinnati, Ohio, ainda lá em 2010, o Valley of the Sun apresenta uma sonoridade bastante enérgica, rápida e pesada, e que traz a combinação já tão característica do stoner, uma mistura de elementos de rock dos anos 70 com uma abordagem moderna.
Nascida como um quarteto, a banda tinha em sua formação original Ryan Ferrier e Casey Beagle na guitarra, Chris Owens no vocal e baixo e Aaron Boyer na bateria, sendo ambos Ferrie e Owens ex-membros do Blacklight Barbarian. No início de 2011, Beagle e Owens saem do grupo e apenas Owens é substituído por Ryan McCallister. Essa formação em power trio continuaria pelos próximos três anos.
Após uma série de shows iniciais, ainda em 2010 a banda entra em estúdio para gravar seu primeiro registro, o EP Two Thousand Ten, lançado no mesmo ano. Não demorou muito pra banda ganhar destaque na cena independente com o registro. Menos de um ano depois de sua formação, ganhou destaque no mainstream com seu segundo trabalho, e também um EP, "Two Thousand Ten" (2010).
A banda faria sua primeira turnê em julho de 2011 como banda de apoio para os shows do Truckfighters. Em agosto de 2011, seguindo com a divulgação de lançamento para "The Sayings of The Seers", ocorre o show de lançamento do EP na Southgate House, com Lo-Pan e Atlantis Becoming como parte do line up do evento.
Entre 2012 e 2013, o Valley of The Sun dá início a uma série de shows de apoio para uma penca de outras bandas, abrindo shows em diversas cidades ao redor dos EUA, como Covington, Newport, Cincinnati e Dayton, entre outros lugares. Enquanto isso, entre cada apresentação, o primeiro trabalho completo da banda era composto e gravado.
Após uma bem-sucedida campanha no site de apoio coletivo IndieGogo, é lançado em 2014 o primeiro álbum completo da banda, "Electric Talons of the Thunderhawk", que ajudou a arrecadar uma leva grande de fãs fora dos EUA, principalmente na Europa, recebendo críticas extremamente positivas, além de estabelecer a banda como uma força a ser reconhecida no gênero.
Após o lançamento, a banda assina com o selo Fuzzorama Records e segue em uma extensa turnê pela Europa ao lado como banda de apoio da Jucifer e ao lado do Truckfighters e White Miles. Ainda durante a turnê, McCallister sai da banda sendo substituído por uma série de músicos que incluem Nick Theime, do Mangrenade, Arnaud Merckling, do Dot Legacy, e Adam Flaig e Ringo Jones, do Mad Anthony. No ano seguinte a banda voltou para o velho continente ao lado do Monkey3 com apresentações no Blue Moon Festival, Sky High Festival, Desertfest Belgium e Freak Valley Festival.
O segundo álbum da Valley of The Sun, "Volume Rock" (gravado por Ferrier na guitarra, baixo e vocais, e Boyer na bateria), sendo lançado em abril de 2016, e também recebendo críticas positivas e novamente uma turnê promocional pela. Em 2018, depois de um hiato, o grupo retorna com Sweeney na formação se apresentando no Planet Desert Rock ao lado das bandas Chiefs, War Cloud, House of Broken Promises, The Heavy Eyes e Wino.
Em maio de 2019 é lançado o trabalho de estúdio mais recente da banda, "Old Gods", também pelo selo Fuzzorama Records e sem um de seus membros fundadores, o baterista Aaron Boyer. No mesmo ano, o Valley of The Sun dá início a sua turnê de divulgação do disco pelos EUA e em 2020 passam a se apresentar ao lado do Truckfighters e sua primeira turnê com os suecos desde 2014.
Desde 2021, o grupo de excluir é acionado por diversos estados americanos e países pela Europa, agora em parceria também com o selo estadunidense Ripple Music, além de servir como banda de apoio para o Stoner e Clutch e também em apresentações ao lado de The Atomic Bitchwax. Em 2024, foi anunciado seu próximo material inédito de estúdio chamado "Quintessence", já com seu primeiro single, chamado 'Terra Luna Sol' (já disponível), e com previsão de lançamento do material completo para março de 2025.
Álbuns de estúdio
- Quintessence (previsão de lançamento para março de 2025)
- Old Gods (2019)
- Volume Rock (2016)
- Electric Talons of the Thunderhawk (2014)
- The Sayings of the Seers EP (2011)
- Two Thousand Ten EP (2010)
Membros
- Ryan Ferrier - Guitarra e vocais
- Chris Sweeney - Baixo e teclados
- Johnny Kathman - Bateria e vozes adicionais
Comentários
Postar um comentário