Helloween - Walls of Jericho (1985)


Texto por Felipe Leonel

“Walls of Jericho” é o álbum de estreia da banda alemã de power metal Helloween, lançado pelo selo Noise Records em 1º de dezembro de 1985, há 36 anos.

“Walls of Jericho” é o único álbum em que Kai Hansen atua como vocalista principal, embora Hansen continuasse como guitarrista solo nos dois álbuns seguintes, “Keeper of the Seven Keys: Part I”, de 1987 e “Keeper of the Seven Keys: Part II”, de 1988, já com Michael Kiske assumindo os vocais.

A banda surgiu em Hamburgo, na Alemanha, no início dos anos 80 e foi formada pelo vocalista/guitarrista Kai Hansen, líder do Gamma Ray, o baterista Ingo Schwichtenberg, o baixista Markus Grosskopf e o guitarrista Michael Weikath. Apenas Grosskopf e Weikath permanecem na banda como membros originais.

Em fevereiro de 1985 lançaram seu primeiro trabalho de estúdio, um Mini-LP chamado "Helloween" contendo apenas cinco faixas, ‘Starlight’, ’Murderer’, ‘Warrior’, ‘Victim Of Fate’ e ‘Cry For Freedom’. No mesmo ano, retornaram ao estúdio para a gravação oficial do disco alterando diversas faixas e incluindo outras canções a versão final do álbum.

O EP ‘Judas’, lançado apenas em setembro de 1986, continha versões ao vivo de ‘Ride The Sky’ e ‘Guardians’. As faixas foram adicionadas ao disco “Walls of Jericho” em lançamentos posteriores em CD. 

No final dos anos 80, devido a um erro de fabricação, o lado A de várias cópias em fica cassete de “Walls of Jericho” acidentalmente continha a música ‘To Mega Therion’ da banda de black metal Celtic Frost, confundindo muitos ouvintes do Helloween de primeira viagem.

“Walls of Jericho” foi o álbum que colocou o Helloween no mapa do rock meinstream europeu e atraiu as atenções para o que a banda viria a fazer em seu futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas