Yes - Relayer (1974)
“Relayer” é o sétimo álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Yes, lançado pelo selo Atlantic Records em 28 de novembro de 1974, há 47 anos.
Depois que o tecladista Rick Wakeman deixou o grupo em maio de 1974 por desentendimentos com a direção da banda, o Yes iniciou seus ensaios como quarteto na casa do baixista Chris Squire em Virginia Water, Surrey. Durante este período, testaram diversos tecladistas, incluindo o famoso compositor de trilhas-sonoras Vangelis, antes de escolher o músico suíço Patrick Moraz.
“Relayer” foi gravado no estúdio garagem de Squire, marcando a primeira vez que a banda gravaria um álbum de estúdio fora de Londres, barateando o projeto já que não precisariam mais pagar taxas de reserva de estúdio, o que permitiu que a banda dedicasse mais tempo as composições.
“Relayer” é o último álbum do Yes lançado durante a década de 1970 a apresentar Eddie Offord como co-produtor. As tarefas de produção do disco foram compartilhadas entre Offord e a própria banda. O disco foi mixado no Advision Studios em Londres.
O álbum é formado por apenas três faixas ‘The Gates of Delirium’, com 21:55 de duração, no lado A e ‘Sound Chaser’ e ‘To Be Over’, com 9:25 e 9:08 de duração, respectivamente, no lado B do disco. A capa e a logotipo foram ilustradas pelo artista inglês Roger Dean, que já vinha trabalhando com a banda desde 1971.
“Relayer” foi bem recebido em seu lançamento. Segundo o jornalista Chris Welch, o disco é "um dos álbuns do Yes de maior sucesso e satisfação", descrevendo a canção ‘The Gates of Delirium’ como uma "canção poderosa (...)”. Já a revista Billboard chamou “Relayer” de "outro esforço quase perfeito" destacando que Moraz "se encaixa perfeitamente (no grupo)".
“Relayer” alcançou a 4ª posição na parada do Reino Unido e a 5ª posição na Billboard 200 dos EUA batendo marca de mais de 500 mil cópias vendidas somente nos Estados Unidos e arrecadando disco de ouro pela RIAA.
Existe a expectativa de que em 2021, o Yes apresente “Relayer” em sua totalidade, junto a uma seleção de outras músicas clássicas, em sua “Album Series Tour 2021”, pela Europa entre abril e maio.
Comentários
Postar um comentário