Rory Gallagher - Deuce (1971)


Texto por Felipe Leonel

“Deuce” é o segundo álbum solo do guitarrista irlandês Rory Gallagher, lançado pelo selo Polydor em 28 de novembro 1971, há 40 anos. 

Em contraste a seu predecessor, o álbum “Rory Gallagher” (1971), muito mais preciso e de produção mais complexa, “Deuce” acabou sendo sua primeira tentativa de capturar em o estúdio a energia de uma apresentação ao vivo, levando Gallagher a gravar as faixas imediatamente antes, ou depois, de seus shows, mantendo a produção a mínima possível.

“Deuce” foi gravado no Tangerine Studios em Dalston, Londres e produzido pelo próprio Gallagher e Robin Sylvester como engenheiro de som ao lado de Gerry McAvoy e Wilgar Campbell no baixo e na bateria/percussão, respectivamente.

Durante seu lançamento, “Deuce” não teve boa repercussão da crítica especializada. Segundo a revista Rolling Stone o álbum "não é tão ruim (...), mas também não é um campeão mundial” e descreveu os músicos de apoio como "pedestres e quase pedantes". Em contra-partida, para o crítico Dave Thompson o álbum "chega ao auge na gritante 'Crest of a Wave'. Com o baixo atordoado, a bateria como uma turbulenta parede de som e a guitarra sônica de Gallagher. Uma obra-prima, dinâmica e agressiva”

Mesmo com a baixa popularidade da crítica, “Deuce” acabou se tornando um dos álbuns favoritos do público do gênero e pelos fãs de Gallagher entrando para o Top 20 da parada britânica por uma semana inteira batendo a marca de 17 mil cópias vendidas no mesmo período. 

Em 1997, “Deuce” foi remasterizado pelo produtor Colin Fairly, a partir das fitas master originais encontradas nas instalações do tribunal de Tony Arnold em Dorset e relançado apenas em 2000 com a faixa bônus ‘Persuasion’.rory gallagher deuce.

Comentários

Postagens mais visitadas