AC/DC - Rock or Bust (2014)


Texto por Felipe Leonel

“Rock or Bust” é o décimo sexto álbum de estúdio da banda australiana de rock AC/DC, lançado pelo selo Colombia em 28 de novembro de 2014, há 7 anos. 

“Rock or Bust” é o primeiro álbum sem o membro fundador Malcolm Young afastado da banda no mesmo ano e que acabou falecendo em 2017 devido a problemas de saúde. O musico foi substítuido pelo guitarrista Stevie Young, sobrinho de Malcon e Angus Young.

O álbum foi gravado no Warehouse Studio em Vancouver, Canadá, com o produtor Brendan O'Brien e o Mike Fraser na mixagem e durou cerca de quatro semanas. A capa do álbum, feita de forma física e fotografa posteriormente, foi criada pelo artista Josh Cheuse, da Arcade Creative Group, que cuidou da direção de arte.  

“Rock or Bust” é o álbum de estúdio de menor duração da banda, com aproximadamente 35 minutos, mais curto até mesmo que seu predecessor, “Flick of the Switch”, de 1983, com 37:02 de duração.

Em 2015, a banda embarcou em uma turnê mundial promocional do álbum, celebrando também o 40º aniversário do AC/DC. Em 6 de janeiro do mesmo ano, o grupo foi anunciado como atração principal do Coachella Valley Music and Arts Festival, se apresentando nos dias 10 e 17 de abril. 

O álbum recebeu críticas extremamente positivas em seu lançamento. Segundo Andy Stewart, da revista Trucking, o disco "(...) contém uma série de riffs excelentes, gritos estridentes e boogie de rock 'n roll que são praticamente impossíveis de não acompanhar". Da mesma forma, Charles Pitter, da Popmatters, comentou que o álbum teve "um foco no refrões e com riffs cativantes (...)".

A canção ‘Play Ball’, foi o primeiro single de trabalho do álbum, se mostrando um sucesso comercial e alcançando a 28ª, 39ª e 19ª posições nas paradas da Espanha, França e Suíça, respectivamente.

Já o álbum alcançou a 1ª posição em 12 países, incluindo Austrália, Canadá, Alemanha e Suécia e o Top 5 em outros 12 países, incluindo Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e Itália. Em 2015, “Rock or Bust” rendeu ao AC/DC os prêmios ECHO Awards, da Alemanha, na categoria Rock/Alternativo Internacional e Planet Rock na categoria Melhor Álbum Internacional.

Após seu lançamento, “Rock or Bust” se tornou o 6ª álbum mais pré-encomendado de 2014 na Amazon UK. Nos Estados Unidos, “Rock or Bust” vendeu mais de 172 mil cópias em sua primeira semana de lançamento e estreou em 3º lugar na Billboard 200. Em janeiro de 2015, bateu a marca de 500 mil cópias vendidas somente nos EUA arrecadando disco de ouro pela RIAA, o 22º álbum da banda a alcançar tal status. No Canadá, estreou em 1º lugar na Canadian Albums Chart, alcançando as 31 mil cópias vendidas, também, em sua primeira semana de lançamento. Só em 2014, em todo o mundo, “Rock or Bust” vendeu um total de 2,8 milhões de cópias.

Comentários

Postagens mais visitadas