Motörhead - Ace of Spades (1980)


Texto por Felipe Leonel

“Ace of Spades” é o quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock/metal Motörhead, lançado pelo selo Bronze Records em 8 de novembro de 1980, há 41 anos. 

“Ace of Spades” foi produzido por Vic Maile (Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Who) e gravado no Jackson's Studios em Rickmansworth entre agosto e setembro de 1980. 

Em 1979, o Motörhead lançou dois álbuns de sucesso, “Overkill” e “Bomber”, e conquistou uma legião de leais fãs com seu estilo proto-thrash barulhento e feroz que agradava igualmente aos fãs de punk e heavy metal.

“Ace of Spades” é o álbum de maior sucesso comercial da banda, alcançando a 4ª posição na UK Albums Chart e arrecadando, em março de 1981, disco de ouro no Reino Unido. Pouco após seu lançamento, em 27 de outubro, o single de ‘Ace of Spades’ já havia chegado ao 1º lugar na UK Singles Chart. “Ace of Spades” foi a estréia da banda na parada estadunidense. 

O álbum inclui algumas das canções mais famosas da banda, ‘The Chase Is Better Than the Catch’, ‘(We Are) The Road Crew’ e, possivelmente, a música mais conhecida do grupo ‘Ace of Spades’.

O álbum gerou duas novas aparições no programa de TV Top of the Pops e uma no canal ITV Tiswas em um programa infantil matinal para promover o single ‘Ace of Spades’. Uma turnê promocional pelo no Reino Unido ocorreu entre outubro e dezembro sob o título “Ace Up Your Sleeve”, com o apoio das bandas Girlschool e Vardis.

Originalmente, a ideia para a capa apresentaria um grupo de pistoleiros em uma mesa de pocker em tons sépia, mas a ideia acabou sendo descartada pela banda. Em vez disso, decidiram se vestir como cowboys do deserto. Cada vestimenta foi baseada em um tipo diferente de personagem de western. O guitarrista Eddie Clarke foi baseado no personagem Monco, interpretado por Clint Eastwood, no longa “Por Uns Dólares a Mais” (1965). O traje de Phil Taylor foi baseado no personagem Rio, interpretado por Marlon Brando em “A Face Oculta” (1961). O traje de Lemmy Killmister foi inspirado em Bret Maverick, interpretado por James Garner, do programa de TV “Maverick” (1957).

Apesar da banda sempre se referir a sua música como Rock 'n' Roll, “Ace of Spades”, e particularmente a faixa-título, são considerados entre os mais influentes no desenvolvimento do thrash metal. A faixa ‘Ace of Spades’ é, para muitos, o hino definitivo do Motörhead. 

Em 2005, um documentário sobre a produção do álbum, chamado “Motörhead: Ace of Spades”, produzido pela BBC como parte da série “Classic Albums’ do canal, foi lançado em DVD pela Eagle Vision. O olhar aprofundado sobre a produção do álbum inclui performances da época e entrevistas de Lemmy, Phil e Clarke.

Em 2020, o álbum foi classificado em 408º lugar na lista dos “500 Greatest Albums of All Time” da revista Rolling Stone. “Ace of Spades” faz parte da lista de bandas apresentada no livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die”, do escritor Robert Dimery.

Comentários

Postagens mais visitadas