Motörhead - Overnight Sensation (1996)


Texto por Felipe Leonel

“Overnight Sensation” é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda de heavy metal Motörhead, lançado pelo selo Steamhammer em 15 de outubro de 1996, há 25 anos.

“Overnight Sensation” foi o terceiro álbum do Motörhead produzido por Howard Benson. Após a saída do guitarrista Würzel em 1995, a banda decidiu retornar a formação com apenas três membros, baixo/voz, guitarra e bateria, sendo também a formação clássica desde então com Lemmy Killmister, Phil Campbell, Mikkey Dee, respectivamente.

O guitarrista sueco Magnus Axx contribuiu criativamente na canção ‘Civil War’ em uma rara contribuição externa nas composições. O álbum é também o primeiro desde “Ace of Spades” (1980) a ter uma foto da banda na capa e por apresentar Lemmy Killmister sem suas costeletas, sua marca registrada, e que só voltariam a aparecer no rosto de Lemmy em 2001 e permaneceriam por lá até sua morte em 2015.

Mesmo contando com apenas três integrantes no registro, “Overnight Sensation” apresenta um estilo mais pesado que seu predecessor, “Sacrifice” (1995). A criação e gravações do disco foram feitas em meio a uma turnê e levou cerca de quatro semanas para escrever as novas músicas e mais quatro semanas em estúdio.

“Overnight Sensation” foi o primeiro disco distribuído através do selo CMC enquanto “Sacrifice” ainda estava sendo vendido nos Estados Unidos por outra empresa. Com a distribuição feita pelo selo, o álbum se tornou o disco mais bem distribuído que a banda teve por um longo tempo, ganhando destaque também na Alemanha, Suécia e Finlândia. 

O álbum foi bem recebido pela crítica em seu lançamento. Segundo a revista AllMusic "a banda mais eclética dos últimos anos, suas faixas variam no estilo, como 'Civil War' e 'Eat the Gun', a grooves como 'Listen to Your Heart' e o clássico 'I Don't Believe a Word’. O vocalista/baixista Lemmy, sempre um grande letrista, vai além com a faixa-título altamente irônica, possivelmente a melhor música da banda na década".

Em 2013, Lee Marlow, da revista Classic Rock, declarou que “Overnight Sensation” é a "prova imediata de que, como power trio, o Motörhead foi mais do que páreo para todas as encarnações anteriores".

Comentários

Postagens mais visitadas