Overkill - Feel the Fire (1985)


Texto por Felipe Leonel

“Feel the Fire” é o primeiro álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash metal Overkill, lançado pelo selo Megaforce Records em 15 de outubro de 1985, há 36 anos.

“Feel the Fire” apresenta em sua formação Bobby "Blitz" Ellsworth nos vocais, D.D. Verni no baixo, Bobby Gustafson nas guitarras e Rat Skates na bateria. Essa formação, considerada a “formação original e clássica” se manteria somente até o segundo álbum da banda, “Taking Over”, de 1987. 

Após o lançamento do álbum, ao longo de quase dois anos (1985/86), o grupo passou excursionando em promoção ao disco, ganhando cada vez mais destaque entre os fãs de thrash metal e da mídia especializadas e apoiando diversas outras bandas da cena como Carnivore, S.O.D., Blessed Death, Nuclear Assault, Liege Lord, Black Flag, Venom, Anthrax e D.R.I. 

Em 1986, o Overkill fez parte de duas grandes turnês como banda de apoio dos nova-iorquinos do Anthrax na turnê “Spreading the Disease” e dos californianos do Agent Steel pela Europa. Abriram shows também para o Slayer na turnê “Reign in Blood” pelos Estados Unidos. 

“Feel the Fire” não alcançou nenhuma posição nas paradas da Billboard 200 tendo também pouco sucesso comercial. Ainda sim, mesmo com as baixas vendas, o grupo assinou contrato com o selo Atlantic Records em 1986, embora ainda permanecessem presos contratualmente junto ao selo Megaforce até o lançamento de seu quinto álbum “Horrorscope”, de 1991.

“Feel the Fire” recebeu críticas positivas em seu lançamento. Para o crítico Alex Henderson, da revista AllMusic, o álbum "fez um grande sucesso dentro da comunidade de heavy metal" e "possuía todos os riffs empolgantes (...)” e também "solidificou uma base de fãs leais que cresceria continuamente conforme a banda expandia seu som e catálogo em meados e final dos anos 80”. 

A faixa final, ‘Sonic Reducer’, é na verdade uma versão cover da banda de punk rock Dead Boys que não foi incluída nas versões em vinil e fita cassete. Em algumas reedições em CD, a música foi introduzida entre as canções ‘Second Son’ e ‘Hammerhead’. A música ‘Rotten to the Core’ é um dos pilares no setlist desde antes mesmo do lançamento de “Feel the Fire”, já tocada pela banda desde 1984.

Comentários

Postagens mais visitadas