Megadeth - Rust in Peace (1990)


Texto por Felipe Leonel

“Rust in Peace” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de thrash/heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Capitol Records em 24 de setembro de 1990, há 30 anos.

“Rust in Peace” foi o primeiro álbum do Megadeth a apresentar o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza, gravado no Rumbo Studios e produzido Mike Clink, enquanto a mixagem ficou a cargo de Max Norman. As canções ‘Hangar 18’ e ‘Holy Wars... The Punishment Due’ foram lançadas como singles. 

A capa do álbum foi criada pelo artista Ed Repka, que já havia feito a capa de “Peace Sells... but Who's Buying?” (1986). Repka também criou as artes dos dois singles do álbum. A arte retrata a mascote da banda, Vic Rattlehead, e cinco líderes mundiais da época olhando o corpo de um alienígena. Os líderes mundiais representados são o primeiro-ministro britânico John Major, o primeiro-ministro japonês Toshiki Kaifu, o presidente da Alemanha Ocidental Richard von Weizsäcker, o líder soviético Mikhail Gorbachev e o presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush.

O título "Rust in Peace" foi inspirado em um adesivo de para-choque que Mustaine viu na parte de trás de um carro enquanto dirigia para sua casa. O adesivo dizia “Que todas as suas armas nucleares enferrujem em paz”. Mustaine gostou do conceito e decidiu usá-lo como título para o próximo álbum do Megadeth.

Abrindo o disco, "Holy Wars... The Punishment Due" encontra sua inspiração no conflito ocorrido na Irlanda do Norte nos anos 80, no qual a comunidade nacionalista católica estava em conflito com a comunidade protestante pela soberania dos seis condados do país.

Menza propôs o conceito de ‘Hangar 18’, retratando uma conspiração alienígena e a misteriosa Área 51. A canção ganhou uma sequência onze anos depois, intitulada ‘Return to Hangar’, no nono álbum de estúdio da banda “The World Needs a Hero”, de 2001.

'Rust in Peace... Polaris' aborda o tópico da guerra nuclear, com "Polaris" referindo-se ao míssil balístico intercontinental Lockheed UGM-27 Polaris criado durante a Guerra Fria. As faixas ‘Holy Wars... The Punishment Due’ e ‘Hangar 18’ se tornaram faixas fixas nos shows do Megadeth.

O álbum foi nomeado para o 33º Grammy Awards de “Melhor Performance de Metal” e recebeu o prêmio "Top Radio Album" da Concrete Foundations. O single ‘Hangar 18’ ganhou o prêmio "Top Radio Cut".

Em 1994, o álbum foi certificado com disco de platina pela RIAA marcando 1 milhão de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Após o lançamento, o álbum recebeu aclamação generalizada da crítica.

“Rust in Peace” é citado até hoje como parte do grande impacto musical no gênero recebendo elogios de critica e público. Em uma pesquisa de leitores organizada pela MusicRadar em 2010, o álbum  foi eleito o 6º “Melhor Álbum de Metal de Todos os Tempos”. Em uma lista compilada por Chad Bowar do About.com, “Rust in Peace” foi classificado como o “Melhor Álbum de Heavy Metal da Década de 1990” e nomeado uma "obra-prima do thrash". O álbum também foi incluído no livro “1001 Álbuns Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer”.

Em 2010, foi anunciada uma turnê norte-americana de 22 shows para comemorar o 20º aniversário do álbum. A banda executou o álbum na integra em cada show. Datas na América do Sul e Central foram adicionadas posteriormente a turnê devido a resposta positiva dos fãs. Naquele mesmo ano, a Shout! Factory lançou “Rust in Peace Live” nos formatos Blu-ray, CD e DVD. O disco ao vivo estreou na 161ª posição na Billboard 200 e em 2ª lugar nas paradas da Billboard DVD.  

Comentários

Postagens mais visitadas