Megadeth - Peace Sells... but Who's Buying (1986)


Texto por Felipe Leonel

“Peace Sells... but Who's Buying?” é o segundo álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash/heavy metal Megadeth, lançado pelo selo Capitol Records em 19 de setembro de 1986, há 35 anos.

O projeto foi originalmente gerenciado pela Combat Records e co-produzido por Randy Burns que mixou o álbum antes da compra dos direitos do disco pelo selo Capitol Records que contratou outro produtor, Paul Lani, para uma nova mixagem.

A gravação do álbum foi difícil devido aos contínuos problemas com drogas que os membros tinham na época. O disco acabou sendo o último álbum de estúdio para Poland e Samuelson antes de sua morte em 1999. Poland retornaria para a banda como músico contratado no álbum “The System Has Failed”, de 2004.

A arte da capa, criada por Ed Repka, apresenta a mascote da banda, Vic Rattlehead, em frente a uma desolada Sede das Nações Unidas.  A faixa-título, ‘Peace Sells’, conhecida por sua letra altamente política, foi o primeiro single lançado. ‘Wake Up Dead’ foi lançado logo em seguida ganhando também um vídeoclipe.

Logo após o lançamento, o Megadeth começou uma turnê como banda de apoio do Motörhead. A turnê ocorreu na Califórnia e em outras partes do sudoeste dos Estados Unidos. No entanto, devido a desentendimentos entre as duas bandas, o Megadeth foi retirado dos três últimos shows. Seguindo o curto período com o Motörhead, acabou entrando de última hora como banda de abertura na turnê “Constrictor” do Alice Cooper em 1987. Mais tarde, após a conclusão da turnê promocional, Mustaine demitiria a Poland e Samuelson devido a seus problemas com drogas.

“Peace Sells... but Who's Buying?” foi bem recebido pelos fãs e críticos em seu lançamento. Em suas resenhas, diversos críticos apontavam no álbum um "conjunto de faixas impressionantes", “uma grande melhoria em relação ao seu registro anterior” e "o lado obscuro e desagradável do thrash americano”.

“Peace Sells... but Who's Buying?” é frequentemente considerado um clássico do thrash metal e um dos álbuns que ajudou a dar destaque ao metal extremo dentro do mainstream. Foi destaque em diversas listas de revistas/sites especializados, incluindo o livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die” de Robert Dimery, “Top 500 Heavy Metal Albums of All Time” de Martin Popoff, “Essential Thrash Metal Albums” do site About.com e, em 8ª lugar, na lista “100 Greatest Metal Albums of All Time” da revista Rolling Stone.

O álbum foi relançado diversas vezes ao longo dos anos. Em 2003, a Capitol Records o relançou em DVD-Áudio, com a lista de faixas original, em resolução de 96k/24 bits para mixagens surround e estéreo, e videoclipes para ‘Wake Up Dead’ e ‘Peace Sells’. Em 2004, foi novamente remixado e remasterizado, dessa vez por Dave Mustaine, contendo extensas notas de capa detalhando o histórico do álbum escritas por Mustaine e Lars Ulrich, baterista do Metallica. Em 2011, foi lançada uma versão em uma caixa especial de 5 discos mais 3 LPs como parte da celebração de 25º aniversário do disco batendo a marca de 2 mil  unidades em sua primeira semana.

Comentários

Postagens mais visitadas