Anthrax - State of Euphoria (1988)


Texto por Felipe Leonel

“State of Euphoria” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Anthrax, lançado pelo selo Megaforce/Island Records em 19 de setembro de 1988, há 33 anos.

“State of Euphoria” foi produzido em parceria pelo Anthraz e Mark Dodson, que já havia trabalhado com as bandas Judas Priest e Metal Church, e Alex Perialas como engenheiro de som. A maioria das músicas do álbum foi composta pelo baterista Charlie Benante, enquanto as letras foram compostas pelo guitarrista Scott Ian.

A capa e contracapa do álbum contém uma foto paródia da banda desenhada por Mort Drucker, um caricaturista mais conhecido por seu trabalho artístico na revista Mad.

As canções ‘Who Cares Wins’, que tratam da situação dos sem-teto, e ‘Antisocial’, um cover da banda francesa Trust, foram lançadas como singles, acompanhadas de seus respectivos videoclipes.

A música ‘Misery Loves Company’ é baseada no romance de Stephen King “Misery”, enquanto ‘Now It's Dark’ foi inspirada no filme “Blue Velvet” (1986) dirigido por David Lynch. ‘Make Me Laugh’ faz uma crítica aos pastores televisivos Jim e Tammy Fae Bakker e ao televangelismo em geral, um alvo popular das bandas de thrash metal da época. A música mencionava especificamente minúcias, como a casa do cachorro com ar-condicionado e o parque de diversões cristão.

Embora o álbum tenha algumas das canções que se tornariam as mais conhecidas do Anthrax, como ‘Antisocial’, ‘Finale’ e ‘Be All, End All’, a recepção da crítica foi morna. O álbum não correspondeu as expectativas comerciais estabelecidas pelos lançamentos anteriores da banda como “Spreading the Disease” (1985), “Among The Living” (1987) e o EP “I'm the Man” (1987).

Pouco antes do lançamento de “State of Euphoria”, a banda já havia iniciado sua série de shows de abertura para o Iron Maiden em sua turnê “Seventh Tour of a Seventh Tour” pela Europa, e para Ozzy Osbourne em sua turnê “No Rest for the Wicked” pelos Estados Unidos. A banda também abriu alguns dos shows do Metallica na turnê “Damaged Justice”.

A turnê continuou ao longo de 1989, fazendo seis shows no Reino Unido com a banda Living Color e liderando a Headbangers Ball Tour, com o apoio do Helloween e Exodus, entre abril e maio. Após a turnê Headbangers Ball, o Anthrax iniciou sua pela Europa ao lado do Suicidal Tendencies, King's X e M.O.D., entre junho e julho. O Anthrax passou quase um ano em sua turnê de apoio ao álbum.

“State of Euphoria” alcançou a 30ª posição na parada Billboard 200 ainda no final de 1988 e foi certificado Ouro pela RIAA em 8 de fevereiro de 1989.

Comentários

Postagens mais visitadas