Judas Priest - Painkiller (1990)


Texto por Felipe Leonel

“Painkiller” é o décimo segundo álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Judas Priest, lançado em 3 de setembro de 1990, há 31 anos. 

“Painkiller” é o último álbum do Judas Priest a apresentar o vocalista Rob Halford até seu retorno em “Angel of Retribution”, de 2005, e o primeiro a apresentar o baterista Scott Travis substituindo, em 1989, o baterista de longa data Dave Holland.

O álbum foi gravado na França no Miraval Studios, e produzido por Chris Tsangarides e pela própria banda, marcando o retorno de Tsangarides na produção desde “Sad Wings of Destiny”, de 1975, seu primeiro trabalho com a banda.

Apesar do álbum ter sido finalizado em março de 1990, seu lançamento foi adiado devido a um julgamento, muito divulgado pela mídia na época, em que a banda foi acusada de uma suposta alegação de “mensagem subliminar” em suas letras e que teve início em 16 de julho de 1990. 

A banda foi objeto de um processo civil alegando que sua música havia sido responsável pelas tentativas de suicídio de dois jovens em Reno, Nevada em 23 de dezembro de 1985. O caso foi encerrado em 24 de agosto de 1990. Com o encerramento a banda pode finalmente lançar o álbum.

“Painkiller” recebeu reações extremante positivas da crítica em seu lançamento, especialmente da comunidade metal. A maioria das faixas do álbum foram tocadas ao vivo durante a “Painkiller World Tour”, com a faixa-título se tornando um maiores hinos da banda sendo tocada até hoje em suas apresentações. 

Em 1991, “Painkiller” foi certificado Ouro pela RIAA e também recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance de Metal no 33º Grammy Awards, perdendo para o cover ‘Stone Cold Crazy’, regravada pelo Metallica.

Com o fim da turnê de promoção do disco, em maio de 1992, Rob Halford deixou a banda e manteve pouco contato com seus ex-companheiros ao longo dos anos 90. Após a saída, Halford decidiu explorar um novo território musical criando uma nova banda chamada Fight.

O Judas Priest permaneceu inativo por alguns anos após a saída de Halford, no entanto, a banda retornaria eventualmente para gravar mais discos e entrando em duas novas turnês promocionais. No lugar de seu antigo vocalista, em 1996, foi recrutado Tim "Ripper" Owens, fã de longa data da banda. Owens gravaria apenas dois discos de estúdio com a banda, “Jugulator” (1997) e “Demolition” (2001). 

Uma versão remasterizada em CD foi lançada em maio de 2001 e inclui uma versão ao vivo da música ‘Leather Rebel’ e uma canção inédita chamada ‘Living Bad Dreams’. 

Comentários

Postagens mais visitadas