Iron Maiden - Powerslave (1984)


Texto por Felipe Leonel

“Powerslave” é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, lançado na Europa pelo selo EMI Records e na América do Norte pelo selo Capitol Records em 3 de setembro de 1984, há 36 anos.

Com seu tema notável, antigo Egito, a arte da capa, criada pelo artista de longa data Derek Riggs, é uma das mais icônicas da banda usada como tema também na turnê de apoio do álbum, a “World Slavery Tour”, amplamente considerada a turnê mais longa e árdua da banda até hoje, e que deu origem ao álbum ao vivo “Live After Death” (1985).

A letra da canção ‘The Rime of the Ancient Mariner’, se baseia no livro de mesmo nome escrito por Samuel Taylor Coleridge e inclue alguns versos do poema. Com 13 minutos e 45 segundos de duração, esta foi a música mais longa do Iron Maiden em mais de 30 anos, até ser superada pelos 18 minutos de ‘Empire of the Clouds’ do álbum “The Book of Souls”, de 2015.

“Powerslave” é o primeiro álbum da banda a apresentar a mesma formação de seu lançamento de estúdio anterior, o disco “Piece of Mind” (1983). Esta formação permaneceria intacta por mais dois álbuns. É também o último álbum da banda a apresentar uma canção instrumental, ‘Losfer Words (Big 'Orra)’, e o único em que o membro de longa data e guitarrista Dave Murray não tem crédito como compositor.

‘2 Minutes to Midnight’ e ‘Aces High’ foram as músicas escolhidas como músicas de trabalho sendo lançadas como single e ganhando, as duas, videoclipes.

A música ‘Flash of the Blade’ foi incluída na trilha sonora do filme de terror “Phenomena” de Dario Argento lançado em 1985. A canção ganhou versões cover de bandas como Avenged Sevenfold, lançada no DVD “Live in the LBC & Diamonds in the Rough” (2008) e Rhapsody of Fire fazendo parte da edição de luxo do álbum “From Chaos to Eternity” (2011).

‘Flash of the Blade’ também pode ser ouvida no episódio "Kimber's Rebellion" do programa animado Jem and the Holograms. No episódio, logo após Jem e as integrantes da banda retornarem para casa de uma viagem à Paris a música é tocada em um aparelho de som sendo carregado por um transeunte.

Em 2002, “Powerslave” ganhou sua primeira edição remasterizada lançada pelos selos Sanctuary e Columbia Records. Em 2017, o álbum foi classificado na 38º posição na lista dos "100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas