Black Sabbath - Never Say Die! (1978)


Texto por Felipe Leonel

“Never Say Die!” é o oitavo álbum de estúdio da banda inglesa de rock/heavy metal Black Sabbath, lançado pelos selos Vertigo (RU) e Warner Brothers (EU) em 28 de setembro de 1978, há 42 anos.

“Never Say Die!” foi o último álbum de estúdio com a formação original da banda e o último a contar com o vocalista original Ozzy Osbourne até seu retorno em 2013 para o disco “13”.

Antes da gravação, Ozzy se afastou brevemente da banda e foi temporariamente substituído pelo ex-vocalista do Savoy Brown e Fleetwood Mac, Dave Walker. A banda chegou a escrever algumas novas canções com Walker, mas acabou compondo todo um novo repertório após o retorno de Ozzy, já que o mesmo se recusava a gravar as músicas feitas com “o outro vocalista”. Devido a essa recusa, a música ‘Breakout’, acabou entrando no disco como uma faixa instrumental. A canção ‘Junior's Eyes’, feita ao lado de Walker, acabou sendo reescrita, mudando a temática da letra, agora sobre a morte do pai de Ozzy.

“Never Say Die!” foi gravado no Sounds Interchange Studios em Toronto e durante as gravações os membros da banda estavam todos fortemente envolvidos com o abuso de drogas ilícitas e álcool.

A capa de “Never Say Die!” foi o segundo trabalho da Hipgnosis, grupo inglês de design, em um disco do Black Sabbath depois do álbum “Technical Ecstasy” de 1976. As capas lançadas nos EUA e Reino Unido diferem ligeiramente uma da outra. Na versão britânica é possivel ver pilotos militares britânicos vistos no céu. Já na versão estadunidense, o avião ao fundo aparenta ser um T-6 Texan fabricado nos EUA.

A faixa-título, lançada no Reino Unido como o primeiro single, alcançou a 21ª posição nas paradas e deu a banda sua primeira aparição no Top of the Pops desde 1970 tocando duas vezes ao vivo no programa. ‘Hard Road’ foi lançado como segundo single e alcançou o Top 40 britânico, batendo a marca de 25 mil cópias vendidas impressas em uma edição limitada em vinil roxo. Um vídeoclipe de ‘A Hard Road’ foi produzido durante a “Never Say Die! Tour”.

“Never Say Die! Tour” deu início em 16 de maio de 1978 em Sheffield com o Van Halen como banda de abertura, que havia acabado de fazer sucesso nos Estados Unidos com um cover de ‘You Really Got Me’, da banda The Kinks. A presença do Van Halen teve uma grande influência nas vendas de ingressos, uma vez que a banda era uma atração muito maior em casa do que no Reino Unido.

No Reino Unido, “Never Say Die!” alcançou a 12ª posição, uma acima de seu antecessor “Technical Ecstasy”. Nos EUA, alcançou a 69ª posição na parada de álbuns pop da Billboard.

“Never Say Die!” recebeu críticas mistas em seu lançamento, com os críticos o chamando de "sem equilíbrio" e insistindo que sua energia estava espalhada em muitas direções. Ainda sim, em novembro de 2011, “Never Say Die!” foi certificado com disco de Ouro nos EUA pela RIAA ao bater a marca de 133 mil cópias vendidas.

Em março de 2017, Jon Hadusek do site Consequence of Sound classificou “Never Say Die!” em 10º lugar entre os 19 álbuns de estúdio do Black Sabbath do melhor ao pior.

Comentários

Postagens mais visitadas