Black Sabbath - Technical Ecstasy (1976)


Texto por Felipe Leonel 

“Technical Ecstasy” é o sétimo álbum de estúdio da banda de rock/heavy metal inglesa Black Sabbath, lançado pelos selos Vertigo (RU e Brasil) e Warner Brothers (EUA) em 25 de setembro de 1976, há 45 anos. 

Depois de frustrantes batalhas legais que acompanharam a gravação de “Sabotage” (1975), o Sabbath escolheu o Criteria Studios em Miami para a produção de “Technical Ecstasy”, que descontinuou de certa forma o peso e a sonoridade mais sombria registrada em seus álbuns anteriores. O disco foi produzido pelo guitarrista Tony Iommi e a arte da capa criada pela empresa de design Hipgnosis.

Para piorar as coisas para o grupo, o empresário Don Arden começou a passar mais tempo se concentrando em outras das bandas que empresariava como a Electric Light Orchestra, cujo álbum “Face The Music”, de 1975, alcançou o primeiro lugar no Top 10 nos Estados Unidos. 

As letras de “Technical Ecstasy” também sofreram alterações, tratando de uma variedade de tópicos. ‘Dirty Women’ fala sobre "todas essas prostitutas" que Butler havia visto em sua passagem pela na Flórida. ‘All Moving Parts (Stand Still)’ é sobre "uma travesti que se torna presidente dos Estados Unidos". 

A banda continuou fazendo experiências com teclados e sintetizadores, especialmente na balada orquestrada ‘She Gone’. A balada ‘It's Alright’ foi escrita e cantada pelo baterista Bill Ward. Inicialmente relutante em canta-la por medo de ofender Osbourne, foi encorajado pela banda a fazê-lo. 

O álbum recebeu críticas mistas, durante seu lançamento. Parte do público, mesmo com boas vendas, não aceitou muito bem as mudanças sonoras. Já a crítica especializada acabou encontrando pontos altos nos detalhes mais técnicos, mas também estranhou as mudanças apontando que funcionaram tão bem.

“Technical Ecstasy” ganhou uma subsequente turnê pela Europa em 1977 em apoio ao álbum ao lado dos australianos do AC/DC. O álbum foi certificado com disco de Ouro apenas em 19 de junho de 1997 alcançando a posição 51ª na Billboard 200 naquele ano.

Comentários

Postagens mais visitadas