Motörhead (1977)


Texto por Felipe Leonel

“Motörhead” é o álbum homônimo de estreia da banda de rock’n roll/heavy metal Motörhead, lançado pelo selo Chiswick Records em 21 de agosto de 1977, há 44 anos. 

Em 1975 a banda já havia gravado um álbum completo pelo selo United Artists, mas foi arquivado logo em seguida depois que a banda se estabeleceu comercialmente. Ainda sim, “Motörhead” é considerado oficialmente o álbum de estreia da banda.

Devido ao tempo limitado de estúdio proporcionado aos músicos pela gravadora, a Chiswick Records, a banda decidiu regravar, quase na sua totalidade, o material produzido na United Artists em 1975. Apenas as canções ‘Fools’ e ‘Leaving Here’ não foram regravadas nessas sessões. No lugar dessas faixas, duas novas composições foram adicionadas ao disco, ‘White Line Fever’ e ‘Keep Us on the Road’, bem como um cover de ‘Train Kept A-Rollin’, de John Mayall.   

O Motörhead contratou o guitarrista "Fast" Eddie Clarke no início de 1977 como o segundo guitarrista da banda junto com Larry Wallis, no que deveria ser um quarteto, mas Wallis saiu logo depois por motivos pessoais. 

“Motörhead” é também o primeiro álbum a apresentar o que se tornaria a formação "clássica" da banda com Lemmy Kilmister, "Fast" Eddie Clarke e Philthy “Animal” Taylor. Foi também o único álbum lançado pelo selo Chiswick, já que assinaram com uma nova gravadora, a Bronze Records, no início de 1978.

Três, das oito, faixas desse álbum, ‘Motorhead’, ‘Lost Johnny’ e ‘The Watcher’, já haviam sido compostas por Lemmy enquanto ainda era membro do Hawkwind. Dando nome banda, a música ‘Motorhead’ é uma referência a droga chamada speed (velocidade), a favorita de Lemmy na época.

Após o lançamento do álbum os membros da banda não ficaram nada satisfeitos com o produto final, que consideravam o som do disco como confuso e "muito terrível". Quatro das faixas restantes, sobras, das sessões de gravação, foram arquivadas e lançadas apenas em 1980 no EP “Beer Drinkers and Hell Raisers”.

A arte da capa apresenta a estreia da mascote War-Pig, criado pelo artista Joe Petagno, ícone da banda que apareceria na maioria das artes de capa dos álbuns da banda. A mascote representa a combinação de um urso, um lobo e um crânio de cachorro com presas de javali. A capa original do álbum continha uma suástica na ponta do capacete, mas foi removida das cópias antes do lançamento.

Comentários

Postagens mais visitadas