Alice in Chains - Facelift (1990)


Texto por Felipe Leonel

“Facelift” é o álbum de estreia da banda estadunidense de grunge Alice in Chains, lançado pelo selo Columbia Records em 21 de agosto de 1990, há 31 anos.

Após sua formação em 1987 apresentando uma sonoridade mais glam rock, o Alice in Chains já possuía uma base de fãs em Seattle e com o crescente interesse de gravadoras pela cena local após bandas como Soundgarden e Mother Love Bone terem assinado contrato, o Alice in Chains logo chamou a atenção.

Após assinarem contrato com uma grande gravadora em 1989, a banda emplacou ao sucesso rapidamente e antes mesmo de bandas como o Nirvana e Pearl Jam popularizarem o grunge de Seattle pelo mundo. 

As faixas ‘We Die Young’, ‘Man in the Box’, ‘Sea of Sorrow’ e ‘Bleed the Freak’ foram lançadas como singles. ‘Man In The Box’ foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Hard Rock com Vocais em 1992.  

“Facelift” foi um marco na música dos anos 90 e está entre os principais discos de grunge, formado por canções cheias de significado latente de emoções e sentimentos, unidos ao instrumental e vozes absurdamente característicos. Foi também o primeiro álbum do movimento grunge à ganhar disco de ouro, sendo depois certificado dupla platina pela RIAA, vendendo 2 milhões de cópias somente nos EUA e cerca de 3 milhões de cópias no mundo todo. 

O álbum originalmente se chamaria "Gash", mas encontrou recusa por parte da gravadora. Logo foi escolhido "Facelift" devido ao fato de muitas das canções escritas pela banda, anteriores a gravação do álbum, terem sido excluídas e sucedidas por canções que se distinguiam drasticamente em estilo aquelas originalmente planejadas.

Em uma entrevista da época, Jerry Cantrell revelou que o conceito original para a arte de capa deveria ser um embrião, representando o nascimento da banda com seu primeiro álbum, mas o conceito foi deixada de lado. A ideia do embrião seria usado anos mais tarde na capa para a primeira coletânea da banda, “Nothing Safe: The Best of the Box”, de 1999.

“Facelift” foi o primeiro álbum grunge a chegar ao Top 50 nos EUA, e o segundo a chegar ao 1º lugar no Heatseekers, graças principalmente aos hits ‘We Die Young’ e ‘Man in the Box’.



Comentários

Postagens mais visitadas