Anthrax - Persistence of Time (1990)


Texto por Felipe Leonel

“Persistence of Time” é o quinto álbum de estúdio da banda estadunidense de thrash metal Anthrax, lançado pelo selo Island Records em 21 de agosto de 1990, há 31 anos.

O disco contou com a produção da própria banda e do produtor Mark Dodson. ‘Got the Time’ (cover de Joe Jackson) e ‘In My World’ foram as músicas de trabalho escolhidas lançadas em singles. 

O tom do álbum é decididamente mais contemplativo e maduro do que a maior parte dos trabalhos anteriores da banda, abandonando as referências de humor e quadrinhos, que eram comuns em outros discos, focando no conteúdo lírico, sobretudo na necessidade de tolerância e paz. 

A reação ao “Persistence of Time” foi mista, com críticos e fãs alternando e elogiando o tom mais sombrio. A banda também introduziu um lado mais progressivo nas composições com músicas mais longas, entre 6 e 7 minutos, sem deixar de enfatizar os elementos típicos do thrash metal, como ritmo rápido e agressividade.

“Persistence of Time” é o último álbum de estúdio a apresentar Joey Belladonna nos vocais antes de John Bush assumir a função no disco “Sound of White Noise”, em 1993. Belladonna apareceu em várias músicas no EP “Attack of the Killer B's”, lançado em 1991, antes de se separar da banda em 1992. Seu retorno ocorreu apenas em 2010 nas gravações do álbum “Worship Music”, lançado em 2011.

A introdução da música instrumental ‘Intro to Reality’ contou com o diálogo de um episódio de The Twilight Zone chamado "Deaths-Head Revisited”. ‘Keep It in the Family’, ‘In My World’ e ‘Belly of the Beast’ foram posteriormente regravados com a formação de John Bush e Rob Caggiano na guitarra para o álbum de regravações “The Greater of Two Evils”.

“Persistence of Time” chegou a 24º posição pela  Billboard 200 e ganhou certificado em ouro pela RIAA em 17 de janeiro de 1991.

Comentários

Postagens mais visitadas