Sacred Reich - Heal (1996) (Revisitado)

Por Felipe Leonel
"Heal" é o quarto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Sacred Reich, lançado pela gravadora Metal Blade Records em 27 de fevereiro de 1996, há 29 anos. Gravado entre agosto e outubro de 1995, a produção, engenharia e mixagem do álbum ficaram a cargo de Bill Metoyer, em colaboração com a própria banda.
"Heal" marca uma evolução no som do grupo, incorporando elementos de groove metal ao seu estilo tradicional de thrash metal com sua faixa de abertura, "Blue Suit, Brown Shirt", se destaca logo de cara trazendo uma energia e ritmo acelerado e combinando de forma muito boa os dois elementos musicais criando resultando e uma experiência bastante intensa.
Contando com o guitarrista Jason Rainey em sua formação, "Heal" foi o último álbum de estúdio completo com o músico, que também chegou a participar da turnê reunião da banda em 2018, mas acabou falecendo em 16 de março de 2020. O álbum é também o último lançamento da banda por 23 anos, até seu retorno com o disco "Awakening" em 2019.

Completando o álbum, estão Phil Rind nos vocais e baixo, Wiley Arnett na guitarra solo e Dave McClain na bateria. Essa mesma formação, como quarteto, retornaria em 2018 com Rainey sendo substituído após seu falecimento por Joey Radziwill nas guitarras.
No mesmo ano de lançamento de "Heal", o Sacred Reich deu início a sua turnê promocional ao redor dos EUA no dia 31 de março de 1996 com um show no The Rock, em Tucson, Arizona, e continuou até 4 de maio de 1996, abrangendo diversas cidades pelo país. Durante a turnê, a banda se apresentou em locais como Albuquerque, Clovis, El Paso e Lubbock.
Após a tour pelos EUA, o grupo partiu para uma série de shows em festivais internacionais, incluindo uma apresentação no Dynamo Open Air Festival no mesmo ano onde executam grande parte das faixas de "Heal".
Refletindo a intensidade e a profundidade temática presentes nas músicas de "Heal", com sua letras muito mais pessoais sobre a vida do baixista Phil Rind, a escolha da imagem para a capa do álbum apresenta uma fotografia bastante impactante de um procedimento médico mostra as mãos enluvadas de um médico manuseando um instrumento cirúrgico inserido em um coração humano.

A foto é creditada a Max Aguilera-Hellweg e a ideia e design de capa criados por Brian J. Ames, conhecido por seu trabalho com outras bandas de metal renomadas, como Cannibal Corpse e King Diamond. Já as fotografias do disco foram feitas por Alex Solca, que também trabalhou com artistas como Slayer e Alice Cooper.
Embora o disco não tenha recebido grande destaque na época de seu lançamento, Heal chegou a ser reavaliado ao longo dos anos, e com muito mais atenção. Segundo a revista Decibel, o destaque fica com produção mais robusta e a qualidade das composições, mencionando que, apesar de inicialmente considerado esquecível, "Heal" se mostrou um trabalho sólido e envolvente ao longo do tempo.
A lista de música do álbum "Heal" apresentam as seguintes faixas:
A faixa bônus "Beef Bologna" foi incluída originalmente apenas na versão japonesa do álbum, mas está presente no relançado em CD de 2024. O relançamento também inclui um encarte completo de 12 páginas com notas detalhadas e novas artes.
Comentários
Postar um comentário