MEMORIES 1995 (REVISITADO)


Por Felipe Leonel

Seguindo os mesmos passos de sua predecessora, a aclamada “NEO TOKYO” (1987), em "Memories" (1995) também acompanhamos três curtas em formato de antologia, cada um com tramas que exploram temas profundos, complexos e provocativos, oferecendo uma combinação de histórias fora do comum, cada uma com foco em diferentes gêneros. 

Além da ficção científica, a antologia também aborda o humor e a guerra em seus segmentos. Aqui a colaboração se estende para outros autores com direção e roteiros se dividindo entre quatro artistas, Koji Morimoto, Satoshi Kon, Tensai Okamura e, batendo ponto novamente, Katsuhiro Otomo.  

Elevando ainda mais o nível, cada um dos autores conduz de forma visionária suas histórias e oferecem sua própria perspectiva para expandir os limites do que o anime pode realizar. O resultado é uma obra única que, mesmo seguindo os moldes de “NT”, consegue ir muito mais longe.

Magnetic Rose (彼女の想いで, Kanojo no Omoide)


Com direção de Koji Morimoto e roteiro de Satoshi Kon, somos apresentados a dois engenheiros espaciais, Heintz Beckner e Miguel Costrela que, ao responderem um sinal de socorro de uma estação espacial abandonada descobrem uma mansão cheia de memórias holográficas de uma antiga, e já morta, soprano chamada Eva Friedel.  E nesse contexto, os personagens se veem presos em um mundo ilusório criado pelas memórias da cantora. 

A história mergulha profundamente em temas de amor, perda e na incapacidade de esquecer uma vida pregressa, como a obsessão pelo passado, tudo isso através de uma mistura de ficção científica e horror psicológico. Outro destaque fica para a trilha sonora, que inclui peças do compositor italiano Giacomo Puccini, como "Madama Butterfly" e "Tosca", intensificando a atmosfera emocional do curta.​ Esteticamente, a direção de arte apresenta uma evolução, com traços mais sofisticados que combinam visuais vitorianos e futuristas com um toque gótico.​ 

Stink Bomb (最臭兵器, Saishū-heiki)


O enredo segue Nobuo Tanaka, assistente de um laboratório farmacêutico que, ao tentar se livrar de um resfriado, toma acidentalmente uma pílula experimental que o transforma em uma arma biológica ambulante. Nobuo, então, passa a liberar um gás tóxico que mata todos ao seu redor enquanto, sem saber de sua nova condição, decide atravessar o Japão em direção a Tóquio, na tentativa de devolver a arma experimental às autoridades.

Bem humorado, satírico, caótico e muito frenético, o curta explora de forma divertida o absurdo das situações de crise enquanto decisões ruins e a inépcia burocrática de organizações e corporações são tomadas. Com direção de Tensai Okamura e roteiro de Katsuhiro Otomo, Stink Bomb complementa sua trama cômica com uma trilha sonora rica no jazz e funk​ de Jun Miyake, tudo encaixado em momentos perfeitos.

Cannon Fodder (大砲の街, Taihō no Machi)


Com uma trama enigmática e ao mesmo tempo altamente crítica, Cannon Fodder é ambientado em uma cidade distópica e em guerra constante onde, dia e noite, os habitantes que vivem nela precisam trabalhar para manter e operar enormes canhões que protegem o local de inimigos invisíveis. Ali, um menino sonha em se tornar um oficial de artilharia, enquanto seu pai trabalha como carregador de canhões e sua mãe em uma fábrica de munições.
 
Com direção e roteiro de Katsuhiro Otomo, a animação apresenta uma cidade sempre envolta em fumaça e poeira, resultado das incessantes descargas dos canhões. Além disso, também acompanhamos a extensa e contínua propaganda estatal que mantém a população em um estado de medo e obediência.

Uma crítica clara ao militarismo e à obediência cega, o curta destaca a vida de um cidadão comum vivendo em uma sociedade onde a guerra é completamente normalizada. A animação é toda produzida com técnicas pouco usuais, criando a ilusão de que o filme é feito todo em um único plano sequência afim de mostrar a monotonia na vida dos personagens​. Já a trilha sonora mescla diferentes técnicas com instrumentos de sopro, orquestrais e composicionais vanguardistas.


Um clássico desde seu lançamento, "Memories" ainda se destaca por suas abordagens em cada uma de suas temáticas e pela diversidade de estilos nos curtas. Cada um desses detalhes, oferece uma experiência ainda mais rica pro espectador explorando aspectos profundos da condição humana através de diferentes gêneros da ficção de forma magistral.

Comentários

Postagens mais visitadas