NEO TOKYO 1987


Por Felipe Leonel

Guiada por uma narrativa experimental e cheia de influências do cyberpunk, da ficção científica e da fantasia moderna, a animação “Neo Tokyo” apresenta três curtas episódicos, em formato de antologia, produzidos em diferentes estilos/designs e com tramas surtadas que exploram o avanço da tecnologia, assim como temas complexos da mente humana, entre eles imaginação e obsessão.  

Lançada em 1987 no Tōkyō International Fantastic Film Festival e em 1989 nos cinemas japoneses e no resto do mundo (direto para homevideo), cada um dos segmentos é escrito e dirigido por um diretor diferente e oferece uma experiência visual única, bastante profunda e crítica, além de trazer à tona a criatividade dos enredos e a habilidade técnica dos animadores.  

Com cerca de 50 minutos de duração, a antologia teve produção da Project Team Argos e Madhouse com sua ideia sendo concebida por Masao Maruyama e Rintaro, fundadores da Madhouse, além do diretor, roteirista e mangaká Katsuhiro Otomo (criador da obra “Akira”), como uma terceira peça-chave trabalhando na organização e composição do projeto.

Labyrinth Labyrinthos (ラビリンス*ラビリントス, Rabirinsu rabirintosu)


Na trama, Sachi é uma menina capaz de atravessar um espelho mágico em sua casa que a permite entrar em um labirinto bizarro e surreal enquanto é acompanhada de seu gato Cicerone. Nesse mundo, um palhaço enigmático atua como o guia através desse estranho lugar ao mesmo tempo em que somos apresentados a figuras esquisitas e situações surreais que, na verdade, são algo totalmente comum ali.

A trama também é bastante rica em simbolismos e utiliza imagens e música, incluindo em sua trilha peças clássicas como "Gymnopédies", de Erik Satie, para criar uma atmosfera onde a imaginação é palpável. Com roteiro e direção de Rintaro, “Labyrinth Labyrinthos” explora a curiosidade e a imaginação infantil, apresentando um mundo onde a lógica dos sonhos é a regra.

The Running Man (走る男, Hashiru Otoko)


Em um futuro distópico, Zach "Grim Reaper" Hughes é um corredor de elite em uma perigosa corrida de vida ou morte, onde utiliza seus poderes telecinéticos para destruir seus oponentes e permanecer invicto por quase uma década. A trama é apresentada por meio de flashbacks intercalados com o presente, mostrando a brutalidade das corridas e a obsessão do piloto pela vitória.

Abordando temas complexos, como obsessão, autodestruição, brutalidade das competições e a busca cega pela superioridade, “The Running Man”, escrito e dirigido por Yoshiaki Kawajiri, destaca sem medo e sem censura a violência e a intensidade das corridas competitivas. O curta também apresenta design visual bastante intenso, com cenas de corrida  altamente dinâmicas e viscerais.

Construction Cancellation Order (工事中止命令, Kōji Chūshi Meirei)


Dirigida e escrita por Katsuhiro Otomo, o curta se passa em um futuro próximo, no país fictício da América do Sul, Aloana, onde uma empresa japonesa recebe a ordem de interromper uma construção em uma área devido à uma instabilidade política.

Tsutomu Sugioka é enviado ao local para notificar os trabalhadores robóticos sobre a ordem de cancelamento de seus serviços, ao mesmo tempo que precisa descobrir o paradeiro de seu antecessor desaparecido. No entanto, o robô 444-1, encarregado da obra, insiste em completar a construção do local a qualquer custo, ignorando as ordens humanas e gerando um conflito entre Sugioka e o robô.

Com foco principal na relação entre humanos e tecnologia, em “Construction Cancellation Order” somos apresentados a temáticas que exploram questões sobre a autonomia das máquinas e a obediência cega às ordens programadas pelos humanos. O enredo do curta oferece uma crítica a esse excesso de confiança na tecnologia e às possíveis repercussões da automação descontrolada​.


Ao longo de seus 37 anos de existência, "Neo Tokyo" continua sendo uma obra de grande importância para o cinema mundial de animação. Com narrativas diversificadas e temas profundos apresentados em diferentes estilos, além de tramas capazes de trazer grandes discussões, a antologia também é capaz de explorar sem medo toda capacidade de imaginar. 

É, sem dúvida, um exemplo conciso, ambicioso e muito poderoso de como autores brilhantes, quando juntos, são capazes de criar com maestria e ambição estética um trabalho que transcende fronteiras culturais e temporais, deixando um legado que continua inspirando e influenciando artistas de todos os gêneros.

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