Pink Floyd - Ummagumma (1969)


Texto por Felipe Leonel

“Ummagumma” é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, lançado pelo selo Harvest Records em 7 de novembro de 1969, há 52 anos. 

O título do álbum é, supostamente, uma gíria para sexo, comumente usada por Iain "Emo" Moore, roadie ocasional e amigo pessoal do grupo, que sempre dizia "Estou voltando para casa para um ummagumma". A gíria, de acordo com o próprio Moore, foi criada por ele mesmo. 

“Ummagumma” é dividio em dois álbuns distintos. O primeiro disco consiste em gravações ao vivo da apresentação no Mothers Club em 27 de abril, em Birmingham, e no College of Commerce em Manchester, em 2 de maio de 1969, e contêm parte de seu set list tradicional da época, enquanto o segundo disco contém composições solo de cada membro da banda gravadas no Abbey Road Studios. 

O álbum de estúdio com as quatro canções solo, surgiu de ideia do tecladista Richard Wright em querer fazer "música de verdade", onde os quatro membros deveriam criar um trabalho isolado e sem envolvimento dos outros membros. As canções seguem a ordem Wright, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason.

A arte da capa foi criada pela enpresa de design Hipgnosis, e apresenta uma série de fotos da banda combinadas para dar o efeito chamado Droste com uma imagem pendurada na parede mostrando sempre a mesma cena, exceto que os membros da banda mudaram de posição. Essa foi a última vez em que a banda apareceu em uma capa.

“Ummagumma” foi bem recebido pela crítica em seu lançamento. O International Times foi particularmente positivo sobre o álbum ao vivo, o descrevendo como "provavelmente uma das melhores gravações ao vivo que já ouvi". A revista Vox incluiu a metade ao vivo em sua lista de "The Greatest Live Albums Ever". A Stylus Magazine se mostrou mais positiva ao trabalho como um todo, dizendo que o álbum ao vivo foi "Como um documento visceral da propensão do Floy. Uma jamming atmosférica e energética, não há nada igual" e que o estúdio "De alguma forma transcende sua construção fraturada para fazer uma declaração completa durante todo o álbum”.

“Ummagumma” atingiu a 74ª posição nos EUA, marcando a primeira vez da banda no Top 100 estadunidense. Da mesma forma no Canadá, alcançando 78ª posição pela primeira vez nas paradas. Em 1974, o álbum foi certificado com disco ouro e disco platina nos EUA.

Embora o álbum tenha sido bem recebido na época do lançamento, e tenha sido tenha entrado na 5ª posição no Top 5 das paradas de álbuns do Reino Unido, desde então tem sido visto de forma desfavorável pelo próprio grupo, que expressou opiniões negativas sobre o disco em entrevistas ao longos dos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas