Opeth - Deliverance (2002)

Texto por Felipe Leonel

“Deliverance” é o sexto álbum de estúdio da banda sueca de death metal progressivo Opeth, lançado pelo selo Koch, Music for Nations em 12 de novembro de 2002, há 19 anos. 

Os álbuns “Deliverance” e “Damnation” (2003) foram gravados simultaneamente entre julho e setembro de 2002. Os dois discos contrastam fortemente um com o outro, propositalmente dividindo os dois estilos mais prevalentes da banda, já que “Deliverance” é considerado um dos álbuns mais pesados do grupo, enquanto “Damnation” se aprofunda no experimentalismo e no rock progressivo. 

Originalmente, o álbum se chamaria “Deliverance and Damnation”. A ideia era lançar os dois discos como um álbum duplo, mas a gravadora foi contra e os lançou separadamente com aproximadamente cinco meses de intervalo um do outro para promovê-los adequadamente. 

Todo o material usado nos dois discos foram compostos ao mesmo tempo em que eram gravadas as músicas, fazendo com que as sessões de gravação fossem longas já que não havia músicas escritas previamente. O guitarrista e vocalista Mikael Åkerfeldt escrevia as canções a noite e as gravava com o restante do grupo durante o dia.

A gravação de “Deliverance” e “Damnation” foi repleta de problemas. A banda tinha originalmente começado a gravar o álbum no Nacksving Studio, mas o processo de gravação foi complicado, não apenas por uma variedade de problemas técnicos como a quebra de equipamentos, mas também problemas internos da banda. Eventualmente, o grupo retornaria ao Studio Fredman, ao lado do produtor Steven Wilson, para finalizar o álbum. 

Durante o processo de gravação, a avó de Mikael Åkerfeldt morreu em um acidente de carro. Mais tarde, ele dedicaria tanto “Deliverance” quanto “Damnation” a ela. 

O título, “Deliverance”, foi tirado do filme homônimo de 1972, que causou grande polêmica na sociedade ocidental devido a representação visceral de defloramento do personagem Bobby Trippe, interpretado por Ned Beatty, que é mantido sob a mira de uma arma por dois montanheses enquanto é despido. Na cena, Trippe é perseguido, humilhado, espancado e forçado a gritar como um porco antes de ser sexualmente violentado. 

A faixa ‘Master's Apprentices’ e ‘For Absent Friends’ são homenagens a banda australiana The Masters Apprentices e a uma música de mesmo nome do álbum “Nursery Cryme” (1971), da banda Genesis, respectivamente. 

“Deliverance” arrecadou a 16º posição no Top Heatseekers e a 19ª posição no Top Independent Albums Chart, tornando-se o primeiro lançamento do Opeth a atingir as paradas. O grupo também levaria para casa o troféu de “Melhor Performance de Hard Rock” no Grammis Awards. 


Comentários

Postagens mais visitadas