Dissection - Storm of the Light's Bane (1995)


Texto por Felipe Leonel

“Storm of the Light's Bane” é o segundo álbum de estúdio da banda sueca de black metal Dissection, lançado pelo selo Nuclear Blast Records em 17 de novembro de 1995, há 26 anos. 

“Storm of the Light's Bane” é o último álbum do grupo com a participação do guitarrista e vocalista Jon Nödtveidt antes de sua prisão em 1997 pelo assassinato de Josef ben Meddour, argeliano homossexual que vivia à muitos anos Suécia. 

O terceiro disco do grupo, “Reinkaos”, seria lançado apenas 11 anos depois, em 2006, após a saída de Nödtveidt da prisão, seguido por seu suicídio e acarretando na separação da banda logo em seguida.

A arte da capa foi criada pelo musico e ilustrador Kristian 'Necrolord' Wåhlin, também ilustrador da capa do álbum de estreia da banda, “The Somberlain” (1993). 

“Storm of the Light's Bane” é amplamente considerado uma obra-prima e um dos melhores discos de black metal, combinado com o som melódico do death metal, e teve influência significativa no desenvolvimento do metal extremo, inspirando diversas bandas do gênero. 

“Storm of the Light's Bane” foi considerado "uma experiência melódica, majestosa e gloriosamente épica” e ficou entre os “20 Best Black Metal Albums of the 90’s”, lista feita revista Metal Hammer. 

Já o site IGN incluiu o álbum em sua lista "10 Great Black Metal Albums" que também arrecadou a 8ª posição na lista “Best Black Metal Album of All Time” bem como um dos 100 “Most Important Albums of the 90’, ambas as listas criadas pela revista Terrorizer. Segundo o site Loudwire “Storm of the Light's Bane” é um "marco no metal extremo”

Em 1995, a Nuclear Blast lançou na Europa uma versão digipak especial exclusiva de apenas 500 cópias, que ao se desdobrar formava uma cruz com as letras impressas nas mangas. 

Em 2002, foi lançada uma nova versão digipack com o EP “Where Dead Angels Lie”, de 1997, como faixas bônus. Já a edição japonesa traz a canção ‘Feathers Fell’ como quinta faixa do disco. 

Comentários

Postagens mais visitadas