Alice Cooper - From the Inside (1978)


Texto por Felipe Leonel

“From the Inside” é o quarto álbum de estúdio do vocalista estadunidense Alice Cooper, lançado pelo selo Warner Bros. Records em 17 de novembro de 1978, há 43 anos.

“From the Inside” é um álbum conceitual e fala sobre o período em que Cooper esteve em um centro de recuperação em Nova York devido a seu alcoolismo. Cada um dos personagens das canções é baseado em pessoas reais que Cooper conheceu no centro de recuperação. 

A capa do álbum expressa de forma visual parte da trama narrada nas canções mostrando, na parte frontal do disco, o rosto de Alice Cooper e quando aberto o LP, uma imagem tripla de um asilo para lunáticos, o tal centro de recuperação. No canto superior esquerdo da imagem há uma porta com uma placa que diz "Sala Silenciosa" que quando aberta revela Cooper, sentado em uma cela acolchoada com uma camisa de força aos pés. 

Em seu interior, uma outra mensagem "Presos! Em memória de Moonie", um aceno para o velho amigo de bebedeira de Cooper, Keith Moon, falecido baterista do The Who. Na quarta capa, uma foto da parte de trás do asilo e suas portas duplas que se abrem para mostrar os pacientes correndo pelo corredor, agitando papéis no ar declarando sua libertação. 

A balada ‘How You Gonna See Me Now’ foi lançada, junto ao um videoclipe, como single principal do álbum e alcançou a 12ª posição na lista dos 100 melhores singles dos EUA. 

Entre os colaboradores, o álbum conta com o letrista Bernie Taupin, o guitarrista Davey Johnstone e o baixista Dee Murray, três dos diversos músicos de apoio que faziam parte da banda do cantor Elton John. 

A 'Madhouse Rocks Tour' foi a turnê de apoio a “From the Inside” e durou de fevereiro a abril de 1979. Com exceção das canções ‘Millie and Billie’, ‘For Veronica's Sake’ e ‘Jackknife Johnny’, todo o disco já foi tocado ai vivo se tornando parte regular dos sets durante toda a tour promocional.

“From the Inside” foi bem recebido pela crítica em seu lançamento. Para Tom Carson, da revista Rolling Stone "as músicas estão cheias de boas ideias e os compositores e intérpretes abordaram o conceito de maneira muito séria". 

Em 1979, “From the Inside” ganhou uma adaptação em quadrinhos, lançada pela editora estadunidense Marvel Comics na edição comemorativa de número 50 da série Marvel Premiere.

Comentários

Postagens mais visitadas