Black Sabbath - Mob Rules (1981)


Texto por Felipe Leonel 

“Mob Rules” é o décimo álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Black Sabbath, lançado pelo selo Vertigo Records em 4 de novembro de 1981, há 40 anos. 

“Mob Rules” foi produzido por Martin Birch (Iron Maiden, Judas Priest) e lançado apenas um ano após “Heaven and Hell” (1980) e foi o segundo e último álbum do Black Sabbath a apresentar Ronnie James Dio nos vocais até seu retorno em 1992 no álbum “Dehumanizer”. 

Foi também o primeiro álbum do Sabbath a apresentar Vinny Appice na bateria, substituindo, no meio da turnê de “Heaven and Hell”, o baterista original da banda, Bill Ward.

A primeira música gravada para o disco foi uma versão ligeiramente diferente da faixa ‘The Mob Rules’, feita para a trilha sonora do fime animado “Heavy Metal” (1981). A faixa ‘E5150’ também pode ser ouvida no filme, mas não faz parte oficial da trilha sonora do longa. 

A arte da capa foi criada pelo artista gráfico Greg Hildebrandt, uma versão levemente modificada de uma pintura feita por ele mesmo em 1971, intitulada “Dream 1: Crucifiers” .

“Mob Rules” recebeu críticas mistas em seu lançamento. Para o jornalista Greg Prato, da revista AllMusic, "Mob Rules recebeu uma mixagem muito mais contundente de Birch, que parecia revigorado após seu trabalho com os novatos da NWOBHM do Iron Maiden no álbum Killers”. 

Em uma avaliação tardia, lançada em 1986 na revista Rolling Stone, o crítico J.D. Constantine não foi tão bondoso com “Mob Rules”, segundo Contantine "Mesmo com Dio trazendo letras mais baseadas em fantasia e movendo o grupo para longe de versos aparentemente satânicos, tanto a faixa-título quanto sua capa ameaçadora, o disco só traz uma implicação de caos sem nenhum conteúdo aparente”.

Ainda sim, “Mob Rules” arrecadou disco de ouro nos EUA e alcançou o Top 20 da parada estadunidense com seus dois singles, ‘Mob Rules’ e ‘Turn Up the Night’.

Comentários

Postagens mais visitadas