Black Sabbath - Heaven and Hell (1980)


Texto por Felipe Leonel

“Heaven and Hell” é o nono álbum de estúdio da banda de heavy metal Black Sabbath, lançado pelo selo Warner Bros. Records em 24 de abril de 1980, há 41 anos.

É o primeiro disco com o vocalista Ronnie James Dio, que entrou na banda após a demissão de Ozzy Osbourne. “Heaven And Hell” é considerado um dos melhores álbuns da banda e um dos melhores discos de heavy metal dos anos 1980 e chegou a vender mais de um milhão de cópias somente nos Estados Unidos.

As músicas "Paranoid", "War Pigs", "Children of the Grave", "Iron Man" e "N.I.B.", da fase Ozzy, foram interpretadas por Dio durante a turnê de divulgação do álbum. A turnê mundial da banda abriu vinte datas marcadas somente no Reino Unido, sendo quatro delas no "Hammersmith Odeon", provando que o Sabbath não tinha perdido sua popularidade.

O baterista Bill Ward, co-fundador da banda, teve que se retirar no meio da turnê por motivos de saúde e o grupo novamente teve que fazer uma substituição. O escolhido para ocupar a vaga foi o ex Derringer, Vinny Appice, que continuou na banda até meados de 1982 e chegou a gravar “Mob Rules” (1981), sucessor de “Heaven and Hell”.

“Heaven and Hell” chegou ao 9º lugar nas paradas britânicas e em 28º nos EUA. A canção ‘Heaven and Hell’ ficou em 81º lugar na lista "100 Maiores Canções de Hard Rock" do canal VH1. Em 2017, foi eleito o 37º “Melhor Álbum de Metal de Todos os Tempos” pela revista Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas