Primus - Antipop (1999)


Texto por Felipe Leonel

“Antipop” é o sexto álbum de estúdio da banda estadunidense de rock experimental Primus, lançado em 19 de outubro de 1999, há 22 anos.

Para o disco, foram convidados diversos músicos e produtores incluindo Tom Waits, que compôs duas canções ao lado de Les Claypool, James Hetfield (Metallica), Jim Martin (ex-membro do Faith No More), Fred Durst (Limp Bizkit) e Tom Morello (Rage Against the Machine), também compositor de três canções ao lado de Claypool. Foi também o último álbum com o baterista Bryan Mantia.

A própria banda não ficou satisfeita com o resultado do álbum e considerou a produção do disco tensa e desconfortável, com pouca interação dos membros durante as gravações, fator que levou o grupo ao hiato de três anos, de 2000 à 2003, após a turnê de divulgação.

Enquanto produzia a música ‘Lacquer Head’, Durst encorajou a banda a retornar ao som mais metal e mais agressivo de seus álbuns anteriores, “Frizzle Fry” (1990) e “Sailing the Seas of Cheese” (1991), o que acabou dando o tom para todo o disco.

Mesmo com as divergências entre a banda e Claypool assumindo que “Antipop” é seu álbum menos favorito, o disco recebeu críticas positivas da maioria dos críticos e foi bem aceito pelos fãs. Stephen Thomas Erlewine, da revista Allmusic, descreveu o disco como "um dos melhores e mais ambiciosos esforços da Primus", observando que "algumas colaborações que estão entre as melhores coisas que a Primus já gravou.

Comentários

Postagens mais visitadas