Pearl Jam - Vs (1993)


Texto por Felipe Leonel

“Vs” é o segundo álbum de estúdio da banda estadunidense de rock Pearl Jam, lançado pelo selo Epic Records em 19 de outubro de 1993, há 27 anos. 

Depois de uma serie de apresentações em apoio ao álbum “Ten”, de 1991, o Pearl Jam entrou em estúdio no início de 1993 enfrentando o desafio de seguir o sucesso comercial de seu álbum de estreia. Quatro músicas foram compostas na primeira semana dentro do estúdio, ‘Go’, ‘Blood’, ‘Rats’ e ‘Leash’. Para manter a intensidade no trabalho de composição, Eddie Vedder viajou para São Francisco e começou a dormir em seu furgão e na sauna do estúdio que usavam. O álbum foi concluído em maio de 1993.

O resultado da junção de insparações foi “Vs”, que apresentou um som mais cru e agressivo em comparação a “Ten”. “Vs” foi a primeira colaboração da banda com o produtor Brendan O'Brien e o primeiro disco com o baterista Dave Abbruzzese. O Pearl Jam decidiu reduzir seus esforços promocionais para “Vs”, se recusando a produzir videoclipes para qualquer um dos singles. Originalmente, o álbum se chamaria “Five Against One”, trecho retirado da música ‘Animal’ que traz a frase "One, two, three, four, five against one...".

Em geral, as canções abordam questões pessoais, sociais e políticas. As temáticas incluem abuso infantil, cultura armamentista, racismo policial e a mídia. ‘Daughter’, ‘Dissident’ e ‘Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town’ são três canções com narrativas peculiares. A primeira conta a história de uma criança que é abusada psicologicamente pelos pais por não entenderem sua deficiência de aprendizagem, a segunta fala sobre uma mulher que acolhe um fugitivo político e a terceira conta a história de uma senhora idosa que passou a vida toda presa em uma pequena cidade.

‘Glorified G’, zomba dos entusiastas armamentistas, ‘W.M.A.’ foi inspirada em uma discussão, no qual Vedder ignorado, entre um grupo de policiais que incomodou um amigo negro dele. Segundo Vedder, ‘Rearviewmirror’ é sobre estar em um carro deixando uma situação ruim, ‘Rats’ é sobre a ideia de que ratos são muito mais admiráveis do que os humanos, ‘Leash’ sobre a mesma garota da música ‘Why Go’, do álbum “Ten” e ‘Indifference’ sobre tentar fazer algo para tornar a vida de outras pessoas melhor para elas, mesmo que isso signifique passar pelo inferno.  

“Vs” estreou no topo da parada da Billboard 200 e permaneceu lá por cinco semanas. O álbum bateu a marca de 950 mil cópias vendidas em seus primeiros cinco dias e estabeleceu um recorde para o maior número de cópias de um álbum vendido em sua primeira semana e manteve esse recorde por cinco anos antes de ser quebrado pelo álbum “Double Live”, de Garth Brooks de 1998.  “Vs” foi certificado sete vezes com disco de platina pela RIAA, e em julho de 2013, bateu a marca de 7.4 milhões de cópias vendidas somente nos EUA. 

“Vs” foi bem recebido pela crítica e pelos fãs. Para Paul Evans, da revista Rolling Stone, “Poucas bandas americanas conseguiram o que o Pearl Jam conseguiu com “Ten” e “Vs” supera até mesmo essa estreia". Jon Pareles, do The New York Times, declarou que "o Pearl Jam usa seu novo álbum para ampliar sua música". Steve Huey, do site AllMusic, deu quatro de cinco estrelas, dizendo "’Vs’ pode não alcançar as alturas majestosas de “Ten”, mas pelo menos metade do disco consegue". David Browne, da Entertainment Weekly, deu ao álbum um ‘B-‘, e disse "’Vs’ não é uma cópia exata de “Ten”, e só por isso, ganha mais pontos". 

Em 16 de abril de 2016, na Bon Secours Wellness Arena, Greenville, Carolina do Sul, o Pearl Jam tocou “Vs” na integra como parte do setlist da apresentação.

Comentários

Postagens mais visitadas