Exodus - Pleasures of the Flesh (1987)


Texto por Felipe Leonel

“Pleasures of the Flesh” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Exodus, lançado em 7 de outubro de 1987, há 34 anos.

“Pleasures of the Flesh” é o primeiro álbum do grupo a contar com o vocalista Steve “Zetro” Souza após a saída de Paul Baloff durante a turnê de divulgação de “Bonded by Blood” (1985). 

O processo de criação, escrita e gravação do álbum demorou cerca de dois anos para ser concluído, finalizado somente em 1987, e seu lançamento foi atrasado diversas vezes enquanto a banda ainda excursionava em apoio a “Bonded by Blood”.

“Pleasures of the Flesh” originalmente apresentava em sua arte de capa uma ilustração da banda representada como canibais preparando e comendo sua refeição. No entanto, antes do lançamento, a capa foi substituída por uma foto dos membros da banda apoiados em um balcão de bar. Ainda sim, a capa original já havia sido promovida em diversas revistas especializadas com o título "Metal's Heaviest Meal". 

É possível, atualmente, encontrar pela internet diversas versões demo das músicas do álbum ainda com a participação de Baloff antes de sua demissão. Mesmo não tendo participado como vocalista, Baloff é creditado como co-compositor em três faixas, ‘Seeds of Hate’, ‘Pleasures of the Flesh’ e ‘Brain Dead’.

A turnê de divulgação de “Pleasures of the Flesh” teve curta duração devido aos atrasos de seu lançamento, durando menos de um ano. No final de 1987, a banda embarcou em uma turnê de apenas um mês pelos EUA ao lado das bandas Celtic Frost e Anthrax. Entre janeiro e fevereiro de 1988, ainda pelos EUA, excurcionaram ao lado da banda M.O.D, abrindo os shows do Exodus. Logo em seguida, embarcaram para mais três meses pela Europa ao lado de seus conterrâneos da California, Lȧȧz Rockit. 

“Pleasures of the Flesh” não recebeu críticas favoráveis na época. Para Eduardo Rivadavia, da revista AllMusic, premiou o álbum com duas de cinco estrelas, e o chamou de um "lançamento muito decepcionante". A banda se recuperaria das críticas apenas quatro anos depois com o lançamento do excelente “Fabulous Disaster” (1989).

Mesmo recebendo críticas desfavoráveis, “Pleasures of the Flesh” agradou ao público sendo bem aceito pelos fãs e arrecadando a 82ª posição nas paradas da Billboard 200. 

Em 1998, “Pleasures of the Flesh” foi reeditado e remasterizado pelo selo Century Media e lançado em uma edição especial apenas na Europa.

Comentários

Postagens mais visitadas