Gojira - From Mars to Sirius (2005)
“From Mars to Sirius” é o terceiro álbum de estúdio da banda francesa de technical/progressive/death metal Gojira, lançado em 27 de setembro de 2005, há 16 anos.
“From Mars to Sirius” é um álbum conceitual e relata a ressurreição de um planeta morto através de uma busca interplanetária, abordando questões ambientais, bem como temas mais amplos de vida, morte e renascimento.
O álbum, totalmente produzido pela própria banda, foi escrito em grande parte pelos irmãos Joe e Mario Duplantier, guitarrista e baterista respectivamente, com contribuições do guitarrista Christian Andreu nas músicas ‘Where Dragons Dwell’ e ‘World to Come’. O vídeoclipe da canção "To Sirius" foi dirigido pelo próprio Alain Duplantier.
Em setembro de 2012, “From Mars to Sirius” foi relançado pelo selo Listenable Records em vinil em edição limitadas. Em 12 de fevereiro de 2016, um box-set de 10º aniversário hegou as prateleiras, novamente pelo selo Listenable Records.
“From Mars to Sirius” foi recebido positivamente pela crítica. Eduardo Rivadavia, da AllMusic, descreve o álbum como um marco para a banda, "levando-os a entrar no escalão superior exclusivo da elite do metal progressivo mundial principalmente no trabalho de guitarra e ênfase na atmosfera”, notando também as influências de bandas como Pantera, Meshuggah e Neurosis. Keith Bergman, do Blabbermouth, fez comparações semelhantes, pontuando que "Esta é uma obra-prima igual a qualquer coisa que Meshuggah ou Mastodon tenham lançado".
A revista Rolling Stone classificou o álbum na 97ª em sua lista dos “100 M0elhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos” e ficou 9ª posição na lista dos “21 Melhores Álbuns de Metal do Séc. XXI” pela MetalSucks. Já a revista Metal Hammer classificou “From Mars to Sirius” em 15º lugar nos “100 Melhores Álbuns de Metal do Séc.XXI”. Em 2018, o site Decibel introduziu o álbum em seu hall da fama.
“From Mars to Sirius” atingiu um equilíbrio quase perfeito entre o grau de dificuldade e a recompensa musical.
Comentários
Postar um comentário