Black Sabbath - Vol. 4 (1972)


Texto por Felipe Leonel 

“Vol. 4” é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de rock/heavy metal Black Sabbath, lançado pelo selo Vertigo Records em 25 de setembro de 1972, há 48 anos.

“Vol. 4” foi o primeiro álbum do Black Sabbath sem a presença de Rodger Bain, com a função de produtor sendo assumida inteiramente pelo guitarrista da banda, Tony Iommi. Patrick Meehan, então empresário do grupo, é listado como co-produtor, embora seu envolvimento real na produção do álbum tenha sido mínimo.

O disco foi todo gravado nos estúdios Record Plant em Los Angeles e tiveram diversos problemas durante a produção, muitos deles devido ao abuso de drogas ilícitas. No estúdio, a banda regularmente aparecia com caixas de som cheias de cocaína. “Vol. 4” da início a experimentação do que viria ser o som mais pesado e característico da banda ao qual se tornaram tão conhecidos.

A canção ‘Tomorrow's Dream’ foi lançada como single, mas falhou nas paradas. ‘Snowblind’ é a referência mais óbvia da banda a cocaína, sua droga favorita durante o período. Era também o título provisório do álbum, mas os executivos da gravadora relutaram em lançar um disco com uma referência tão clara à droga.

‘FX’ surgiu inesperadamente no estúdio. Depois de fumar haxixe, o crucifixo no pescoço de Iommi acidentalmente atingiu as cordas de sua guitarra e a banda se interessou pelo estranho som produzido. Um efeito de eco foi adicionado e a banda passou a bater na guitarra com vários outros objetos para gerar efeitos sonoros estranhos. Iommi chama a música de "uma piada total". ‘Wheels of Confusion’ fala sobre alienação e sobre estar perdido nas ‘rodas da confusão’, a forma como se encontrava Iommi maior parte do tempo.

Embora a grande parte do álbum tenha a sonoridade tradicional da banda, algumas músicas demonstram uma abordagem mais sensível. ‘Changes’, escrita por Iommi com letra do baixista Geezer Butler, é uma balada de piano com mellotron, um teclado eletromecânico polifônico.

A capa do álbum apresenta uma fotografia monocromática de Ozzy Osbourne com as mãos levantadas tirada durante um show no Birmingham Town Hall em janeiro de 1972 pelo fotografo Keith “Keef” Macmillan.

O lançamento original do disco apresenta uma capa dobrável com uma página colada no meio. Cada membro da banda recebeu sua própria página de fotos, com toda banda centralizada no palco. Todas as fotos fazem parte da sessão fotografada em Birmingham. A arte da capa original do álbum provou ser icônica e foi imitada e parodiada em várias ocasiões. As fitas-cassete lançadas nos EUA apresentam uma arte alternativa, um fundo amarelo com a silhueta de Ozzy em preto.

Enquanto a maioria dos críticos da época rejeitaram o disco durante seu lançamento, “Vol. 4”  alcançou o status de disco de ouro em menos de um mês e foi o quarto lançamento consecutivo da banda a vender 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos.

“Vol. 4” alcançou a 13ª posição na parada da Billboard e o 8ª lugar na UK Albums Chart. Após uma extensa turnê pelos Estados Unidos, a banda fez uma turnê pela Austrália pela primeira vez em 1973, e mais tarde pela Europa.

Em 2017, as revista Rolling Stone e Kerrang! classificaram “Vol. 4” na 14º e 48ª posição, respectivamente, em suas listas dos "100 Melhores Álbuns de Heavy Metal de Todos os Tempos". O disco também foi incluído no livro “1001 Álbuns Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer”.

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