Ritchie Blackmore’s Rainbow (1975)


Texto pode Felipe Leonel

“Ritchie Blackmore’s Rainbow”, também grafado como R-A-I-N-B-O-W, é o primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana/britânica Rainbow, lançado pelos selos Oyster e Polydor Records em 4 de agosto de 1975, há 46 anos.

Durante algumas sessões de estúdio em Tampa Bay, Flórida, ainda em 1974, Blackmore planejava originalmente gravar um single solo da música ‘Black Sheep of the Family’, um cover da banda Quatermass, e a recém-composta ‘Sixteenth Century Greensleeves’, para o lado B, junto aos músicos da banda ELF, Ronnie James Dio, Gary Driscoll e Hugh McDowell. Satisfeito com as duas faixas, Blackmore decidiu estender as sessões para um álbum completo. O tecladista Micky Lee Soule e o baixista Craig Gruber também fizeram parte das gravações,

Embora tenha sido originalmente planejado para ser um álbum solo o disco foi anunciado como “Ritchie Blackmore’s Rainbow” e mais tarde progrediu como um novo projeto de banda chamada apenas Rainbow. Todas as músicas do disco foram escritas por Ritchie Blackmore e Ronnie James Dio que também fizeram todo o trabalho de divulgação promocional para o álbum

Logo após o lançamento do disco, todos os membros do Elf, exceto Dio, foram demitidos e Blackmore recrutou novos músicos para os álbuns subsequentes do Rainbow. Essa primeira formação nunca se apresentou ao vivo e as fotos usadas na arte do álbum são de Blackmore ainda como membro do Deep Purple em uma participação com o Elf tocando ao vivo.

A última faixa do álbum, ‘Still I'm Sad’, é uma versão cover instrumental de uma música do The Yardbirds, do álbum “Having a Rave Up with The Yardbirds” de 1965. Uma versão com vocais apareceu posteriormente no álbum ao vivo “Rainbow On Stage” e no álbum de estúdio “Stranger in Us All”, de 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas