Motörhead - Motörizer (2008)


Texto por Felipe Leonel

“Motörizer” é o décimo nono álbum de estúdio da banda britânica de rock’n roll/heavy metal Motörhead, lançado pelo selo Steamhammer em 26 de agosto de 2008, há 13 anos.

As gravações foram concluídas durante o inverno do hemisfério norte na casa de Lemmy em Hollywood, Los Angeles, quando a banda havia terminado sua última turnê. Como todos os seus álbuns desde “Inferno”, de 2004, o disco foi produzido e mixado pelo produtor Cameron Webb, na Califórnia. “Motörizer” é décimo primeiro e último álbum lançado pelo selo Steamhammer.

A capa do disco, revelada no site oficial do grupo no dia 11 de junho de 2008, foi a primeira arte de capa desde “Overnight Sensation” (1996) a contar com outro artista, Mark De Vito, e não seu colaborador de longa data Joe Petagno.

A arte da capa apresenta um brasão com o tema Motörhead e um escudo dividido em quatro partes para cada membro da banda:

- The Royal Arms of England para Lemmy no canto superior esquerdo 

- The Y Ddraig Goch de Gales para Phil Campbell no canto inferior direito 

- The Tre Kronor da Suécia para Mikkey Dee no canto esquerdo inferior

 - Snaggletooth (a mascote da banda) para o grupo todo no canto superior direito.

“Motörizer” foi recebido com críticas positivas em seu lançamento. Para Alex Henderson do Allmusic, "O som clássico do Motörhead prevalece com faixas fortes e diretas como ‘Buried Alive‘, ’Runaround Man’, ‘ When the Eagle Screams’ e ‘Time Is Right’. (...) soa como se pudesse ter sido gravado 25 anos antes. “Motorizer” nunca finge ser inovador, mas se o material é previsível, é envolventemente previsível". 

Já Cosmo Lee, da Pitchfork Media, enfatiza uma melhoria em relação aos álbuns anteriores, "O álbum) evita o hard rock insípido que acumulou alguns dos discos recentes da banda. Em vez disso, suas 11 faixas registram eficientemente menos 39 minutos. Lemmy faz 63 anos este ano, mas ainda parece ter metade da idade". 

“Motörizer” estreou em 82º lugar na parada da Billboard e alcançou a 2ª posição no UK Rock & Metal chart, e a 5ª posição na 'Offizielle Top 100 alemã e US Independent chart. 

Assim como os últimos álbuns da banda, “Motörizer” não causou grande impacto no público em geral, mas teve vendas dedicadas em mercados onde tinham um grande número de seguidores. "Nunca tivemos um sucesso na América", comentou Lemmy. "Na verdade, ficamos entre os 100 primeiros desta vez... Número 89 (...)".  

Comentários

Postagens mais visitadas