Exodus - Force of Habit (1992)


Texto por Felipe Leonel

“Force of Habit” é o quinto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Exodus, lançado pela Capitol Records nos EUA e Toshiba-EMI no Japão em 17 de agosto de 1992, há 28 anos. 

“Force of Habit” marca uma mudança drástica do estilo thrash metal da banda apresentado em seus trabalhos anteriores, mais lento e mais experimental. Muitos dos títulos das músicas são figuras de linguagem tipicas da língua inglesa.

“Force of Habit” é o último trabalho de estúdio do Exodus seguido apenas pelo lançamento do vivo “Another Lesson in Violence”, em 1997, até efetivamente o retorno da banda, depois de dois hiatos prolongados, com álbum de estúdio “Tempo of the Damned”, de 2004. 

“Force of Habit” é o último álbum do Exodus a apresentar John Tempesta na bateria e também é o único a apresentar Mike Butler no baixo, bem como o único lançamento da banda sem o logotipo "Exodus" que apareceu em todos os lançamentos anteriores e subsequentes da banda. 

Em 2008, “Force of Habit” foi relançado em uma edição limitada para se parecer com o lançamento original em vinil, incluindo a capa interna. Esta versão foi remasterizada e inclui as faixas bônus do lançamento japonês. 

“Force of Habit” também foi o segundo e último álbum do Exodus a incluir mais de uma música cover, ‘Bitch’, dos The Rolling Stones e ‘Pump It Up’  de Elvis Costello, sendo “Fabulous Disaster”, de 1989, o primeiro disco a conter músicas cover.

“Force of Habit” recebeu críticas mistas em seu lançamento. Roch Parisien, crítico do AllMusic, premiou o álbum com três de cinco estrela e afirmou que "O Exodus diminui um pouco o ritmo nesse disco e baixou o tom das guitarras dando para o registro um pouco de espaço para o thrash metal respirar". No entanto, o próprio guitarrista da banda, Gary Holt, afirmou tempos depois em entrevista para a Metal Evolution que “Force of Habit” é seu álbum menos preferido da banda.

“Force of Habit” foi o primeiro álbum do Exodus a não figurar na lista da Billboard 200 desde seu disco de estreia, “Bonded by Blood”, de 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas