Opeth - Morningrise (1996)


Texto por Felipe Leonel

“Morningrise” é o segundo álbum de estúdio da banda sueca de death metal progressivo Opeth, lançado em 24 de junho de 1996, há 25 anos.

“Morningrise” foi lançado pelo selo Candlelight Records na Europa ainda em 1996 e pela Century Black nos Estados Unidos apenas em 1997.

O álbum exemplifica o estilo do Opeth, explorando a dinâmica entre a combinação de vocais guturais e limpos e partes de guitarra com elementos progressivos e acústicos.

A arte da capa do álbum é uma ponte palladina, localizada no Prior Park, em Bath, Inglaterra. A primeira prensagem do disco foi lançada sem o logotipo "Opeth" na capa.

“Morningrise” foi reeditado em 2000 pela Candlelight Records e contém uma faixa bônus, uma versão demo da música ‘Eternal Soul Torture’, para ambas as edições, CD e vinil, lançadas pela Displeased Records. A faixa também foi lançada na edição limitada Caixa de Lata, em 2003.

O álbum foi bem recebido pela crítica e pelos fãs. As revistas Tartarean Desire, Satan Stole My Teddybea e Sea of Tranquility rasgaram elogios ao disco, citando o álbum como “(...) uma peça épica" e "as melodias, (...) no álbum inteiro, são imortais".

Comentários

Postagens mais visitadas