Darkthrone - Under a Funeral Moon (1993)


Texto por Felipe Leonel

“Under a Funeral Moon” é o terceiro álbum de estúdio da banda norueguesa de black metal Darkthrone, lançado pelo selo Peaceville Records em 24 de junho de 1993, há 28 anos.

“Under a Funeral Moon” é o segundo disco de uma iniciativa apelidada pela banda de "Unholy Trinity", ao lado dos discos “A Blaze in the Northern Sky” (1992) e “Transilvanian Hunger” (1994), escrito e gravado no final de 1991 com o objetivo de criar um "álbum de black metal puro".

“Under a Funeral Moon” foi gravado no Creative Studios em Kolbotn, Noruega, durante o mês de junho de 1992. A banda usou a produção de estúdio para criar um som que era mais "frio" e "sombrio". O álbum é o último álbum com a participação do guitarrista Zephyrous (Ivar Enger) que deixou a banda logo após seu lançamento.

A arte da capa de “Under a Funeral Moon” apresentava o baixista/vocalista Nocturno Culto, emulando a mesma pose e composição visual da capa do primeiro disco da banda, “A Blaze in the Northern Sky”.

Após o lançamento, a revista Death Metal Underground apontou as mudanças sonoras do álbum e sua "mudança estética" dentro do gênero, e destacando o Darkthrone como a primeira banda de black metal a definir as distorções de guitarra e aprimorar sua produção toda de estúdio ao invés de apenas utilizar os timbres simples das caixas de som.

Em uma avaliação retrospectiva, o crítico Eduardo Rivadavia, do site AllMusic, chamou “Under a Funeral Moon” de "escuta essencial de black metal. A banda se baseou na reinvenção radical da carreira empreendida em ‘A Blaze in the Northern Sky’. As canções do álbum - já mais curtas e focadas do que as de seu antecessor repleto de épico - foram absolutamente ampliadas pelas guitarras e suas distorções".

Para o crítico J. Andrew, do site Metal Injection, o álbum "Representa a verdadeira essência do black metal". Comparando-o com os álbuns anteriores e posteriores "O que torna ‘Under a Funeral Moon’ especial é que esse é o disco mais puro de black metal que seu antecessor, mas ainda com mais variação que seu sucessor”.

Em 2003, “Under a Funeral Moon” foi reeditado, remasterizado e relançado pela Peaceville em formato digipak e pela Back on Black em vinil preto como edição limitada de apenas 2 mil cópias. Como material bônus, foi incluído a terceira parte (e quatro) de uma entrevista em vídeo feita com Fenriz (baterista) e Nocturno Culto, em que os membros da banda discutem sobre os primeiros quatro álbuns do Darkthrone.

Comentários

Postagens mais visitadas